"Bandeira da Ucrânia na Estátua da Liberdade… A mais profunda solidariedade para com a Ucrânia e o seu bravo povo na luta contra os bandidos de Putin", lê-se na descrição de um dos posts que exibem a imagem em causa.

À primeira vista parece ser mesmo a Estátua da Liberdade, o icónico monumento instalado desde 1886 numa ilha à entrada do porto de Nova Iorque, nos EUA. Ainda que a escala da mesma (em relação à grua) suscite muitas dúvidas...

Ora, através de ferramentas de análise de imagens como a "TinEye" e a "InVID" identificamos a origem da fotografia num tweet de 28 de fevereiro de 2022, publicado na página do município de Colmar, na França, perto da fronteira oriental com a Alemanha.

"Em apoio ao povo da Ucrânia", lê-se no tweet (tradução livre a partir do francês) da cidade onde está instalada uma réplica (em pequena escala, com apenas 12 metros de altura) da famigerada Estátua da Liberdade (que tem 46 metros de altura, ou 93 metros contando com a respetiva base de sustentação).

Além da diferença de escala, em vez do cobre utilizado pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi (e pelo engenheiro Gustave Eiffel) na original de Nova Iorque, a réplica de Colmar foi construída em resina de poliéster pintada de verde claro.

Bartholdi (1834-1904) nasceu precisamente em Colmar e a réplica foi instalada numa das entradas da cidade, em forma de homenagem, no 100.º aniversário (ano de 2004) desde o falecimento do escultor francês.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.