“Adivinhem quem foi o mandatário por Braga de Luís Montenegro nas últimas eleições internas do PSD? João Rodrigues. Uma escolha por mérito político do ex-sócio de Hugo Soares, do filho de quem pagou 194 mil euros a Montenegro em 2022 e de quem é casado com uma assalariada da empresa Spinumviva”, destaca-se num tweet de 8 de março.
Em causa está João Rodrigues, atual vereador (com o pelouro do Urbanismo) e futuro candidato do PSD à Presidência da Câmara Municipal de Braga, nas eleições autárquicas de 2025. Foi escolhido como candidato pela Comissão Política da Secção de Braga do PSD, em outubro de 2024, e posteriormente aprovado pela Comissão Política Nacional, liderada por Montenegro. Não sem contestação ao nível local.
De facto, segundo revelou o jornal “Observador” no dia 7 de março, o pai de João Rodrigues é o dono de uma empresa de comércio de combustíveis – Joaquim Barros Rodrigues & Filhos – que contratou os serviços da empresa Spinumviva, de Montenegro, entre 2021 e 2022, tendo pago 194 mil euros mais IVA no total.
Além de ser filho de Jorge Rodrigues, dono da gasolineira que foi cliente da empresa de Montenegro, há mais ligações cruzadas nesta história: João Rodrigues é casado com Inês Varajão Borges, contratada pela Spinumviva quando Montenegro cessou funções na empresa, em 2022; e também foi um dos sócios fundadores da firma de advocacia de Hugo Soares, atual líder da bancada parlamentar e secretário-geral do PSD.
Em setembro 2024, quando Montenegro se recandidatou à liderança do PSD (já no cargo de Primeiro-Ministro desde abril), confirma-se que João Rodrigues foi o seu mandatário pelo distrito de Braga, tal como se realça – corretamente – no tweet sob análise.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: