A mulher do vídeo em causa encontra-se bastante alterada e, ao encontrar o presidente brasileiro num aeroporto em São Paulo, profere diversos insultos. Nas redes sociais, foram muitos os utilizadores que garantiram que se tratava da filha do ex-presidente brasileiro Lula da Silva.

"Filha do Lula bêbeda xingando Bolsonaro no embarque do aeroporto. Já começou o desespero dos petistas", pode ler-se na legenda da gravação, que já acumulou centenas de partilhas na última semana.

Mas tratar-se-á realmente da filha do ex-presidente brasileiro? Verificação de factos.

Em primeiro lugar, o vídeo não é recente e data de 2018. Foi publicado no Youtube pelo filho de Jair Bolsonaro, Eduardo da Silva, enquanto Bolsonaro era ainda candidato à presidência do Brasil. O então candidato explicava o sucedido: "No início da tarde de hoje, terça-feira, embarcando de São Paulo para Brasília, houve um incidente comigo. Uma senhora, lamentavelmente em estado de embriaguez, que não aguentava ficar em pé, começou a desferir insultos à minha pessoa. Fui para o banheiro masculino para não ter contacto com ela."

A pessoa que surge no vídeo não é filha de Lula da Silva. Lula tem cinco filhos, das quais apenas uma, Lurian da Silva, é mulher. Além disso, a filha do ex-presidente e a mulher do vídeo não têm quaisquer semelhanças físicas.

Além de a publicação estar a difundir falsidades, não se pode negar a agenda difamatória do autor contra Lula e Lurian da Silva, visto que as duas mulheres não têm quaisquer parecenças físicas.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network