“Dele já se esperava, Luís Figo, antigo internacional português teceu duras críticas ao Engenheiro Fernando Santos, o motivo foi a eliminação da seleção das Quinas e Ronaldo ter alinhado no banco”, começa por destacar-se no post de 11 de dezembro no Facebook.
Na publicação viral, com centenas de reações e partilhas, são partilhadas as supostas declarações de Figo ao jornal “Corriere Dello Sport”: “Não podes ganhar um Mundial com Cristiano Ronaldo no banco. Fizeste isso contra a Suíça e ganhaste? Ótimo, mas não podes fazer isso em todos os jogos. Foi um erro e Fernando Santos é o responsável por esta eliminação.”
As críticas do antigo jogador da seleção portuguesa são verdadeiras?
Não. O próprio Figo já o desmentiu na sua conta oficial de Twitter.
“Caro Samuel Vargas, quer ser conhecido por publicar declarações que eu não pronunciei? Se quiser saber a minha opinião tem que me perguntar! Eu não o conheço, então não invente declarações minhas”, escreveu, em espanhol, dirigindo-se ao jornalista colombiano que publicou originalmente a citação falsa num tweet, entretanto apagado.
[twitter url=”https://twitter.com/LuisFigo/status/1601692949938860033″/]
Em resposta a outra publicação em que as afirmações falsas eram reproduzidas, o ex-jogador criticou ainda: “Gostava que o mau jornalismo fosse sancionado também! Este é mais um exemplo de que qualquer pessoa hoje pode ser chamada de jornalista ou meio de comunicação. Se querem minha opinião, têm que perguntar e não inventar afirmações.”
Em suma, Figo não criticou Santos por deixar Ronaldo no banco no jogo entre Portugal e Marrocos, que ditou a eliminação da seleção nacional do Mundial do Qatar. As declarações falsas foram partilhadas no Twitter por um jornalista colombiano que apagou o tweet logo após o desmentido do visado.
___________________________
Avaliação do Polígrafo: