“Portugal precisa de um referendo à abolição das touradas”: o comentário é feito através de uma publicação partilhada no X, exibindo um vídeo que terá sido captado durante um evento taurino em Portugal, onde é possível ver um touro a colher uma jovem.
Pela mesma via é feito um “balanço da festa taurina” que terá suscitado reações de pânico entre os presentes e, além disso, terá deixado “duas jovens de 10 e 20 anos feridas com gravidade”. Mais, outros “seis feridos” terão sido “transportados para os Hospitais de Santarém e Vila Franca de Xira”, ao passo que “27 pessoas” terão sido “assistidas no local”.
Confirma-se que este vídeo foi captado durante um evento taurino em Portugal? E que os números apresentados estão corretos?
O vídeo em causa foi partilhado, dias antes de a publicação analisada se ter tornado viral, no jornal local “Notícias do Sorraia”, dando conta de que as imagens terão sido captadas “na última edição das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que se realizaram de 14 a 18 de agosto em Coruche.
Em resposta ao Polígrafo, Nuno Coroado, comandante dos Bombeiros Municipais de Coruche, confirmou que as imagens em causa “correspondem a uma situação ocorrida na Rua do Couço, na Vila de Coruche, pelas 21h06 do dia 16 de agosto”, no âmbito deste evento. Segundo a mesma fonte, ocorreu no decurso de uma “atividade de touro à corda que é realizada, em Portugal Continental, exclusivamente em Coruche”.
O incidente causou “um ferido grave (mulher de 60 anos com trauma torácico) e um ferido leve (mulher de 10 anos com trauma no membro superior), ambas transportadas para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, devido ao encerramento de valências no Hospital de Santarém”, revelou a mesma fonte. Uma informação ligeiramente diferente da apresentada na publicação das redes socias, na qual se indicava que o incidente teria deixado duas pessoas feridas com gravidade.
Ora, o “segundo ferido grave” aí mencionado – segundo o comandante dos bombeiros locais, um “homem de 50 anos com trauma no membro inferior com hemorragia ativa” – terá ocorrido no contexto de um incidente diferente, embora também envolvendo touros. Resultou “de uma colhida por touro no dia 18 de agosto pelas 14h14 na Rua Direita, Vila de Coruche”, tendo o indivíduo sido “transportado para o Hospital de Santarém”.
Porém, importa referir que o balanço apresentado no tweet – dois feridos graves, seis feridos que receberam tratamento hospitalar e 27 pessoas assistidas no local – diz respeito a todas as ocorrências que tiveram lugar “no decurso do período das Festas de Coruche 2024, de 14 de agosto às 17h50 até às 01h45 do dia 19 de agosto”, elaborou Nuno Coroado. Embora os dois feridos graves tenham estado relacionados com incidentes envolvendo touros, o mesmo não pode ser dito sobre as restantes situações.
Contas feitas, durantes esses seis dias, “foram caracterizadas 35 situações nos diversos recintos (concertos, comes e bebes, atividades culturais, atividades desportivas, evento religioso, touros), com necessidade de assistência Emergência Pré-Hospitalar a 35 pessoas (27 assistidos, seis feridos leves e dois feridos graves)”, concluiu o comandante.
Em suma, estes dados estão a ser difundidos nas redes sociais de um modo descontextualizado.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: