No dia 21 de setembro, Eurico de Barros, jornalista e crítico de cinema, publicou na sua página no Facebook duas imagens da Escola Básica Bairro de São Miguel, em Lisboa: a primeira é antiga e remete para a década de 1950, quando foi inaugurada; a segunda é recente e mostra uma placa que está afixada na escola, indicando que foi "inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina", no dia 18 de setembro de 2019.

"Gostava que alguém me explicasse como é que o inefável Medina inaugura uma escola que já existe desde 1955", ironiza Eurico de Barros, na publicação em causa.

Confirma-se que Fernando Medina inaugurou uma escola que já existe desde 1955?

Sim. A imagem da placa é autêntica, tendo sido afixada recentemente. E a Escola Básica Bairro de São Miguel foi construída, de facto, em 1955.

O Polígrafo contactou o gabinete de Fernando Medina na Câmara Municipal de Lisboa (CML) que confirmou a veracidade da informação, embora ressalvando que se tratou de um erro na inscrição da placa e já está a ser corrigido. Importa aqui salientar que a correção do erro foi iniciada na sequência do contacto do Polígrafo.

"Não foi uma inauguração, foi um plano de reabilitação. A escola existe praticamente desde a criação da freguesia de Alvalade", explicou Pedro Sales, assessor do presidente da CML. Nesse sentido, disponibilizou duas imagens de placas que vão ser afixadas em duas outras escolas de Lisboa que entretanto também foram reabilitadas.

A única diferença das novas placas relativamente à que foi afixada na Escola Básica Bairro de São Miguel consiste na indicação de que se trata de "obras de reabilitação geral, ampliação e espaços exteriores", ainda que o singular de "inaugurada" possa induzir em erro.

A Escola Básica Bairro de São Miguel foi submetida a obras de requalificação total durante quatro anos, tendo funcionado através de monoblocos durante esse período de tempo. "Não esteve encerrada. Durante dois anos, os alunos tiveram aulas em monoblocos. Nos últimos anos já tiveram aulas também na parte reabilitada", informou o mesmo assessor.

Em suma, é verdade que Fernando Medina inaugurou uma escola que já existe desde 1955, ou pelo menos é essa a inscrição que está na placa afixada. Mas tratou-se de um erro na inscrição da placa, segundo explicou o respetivo assessor, garantindo que vai ser corrigida.

.

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network