“O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou ter instaurado um processo disciplinar a Jürgen Klopp por causa das suas declarações acerca da arbitragem portuguesa. Caso seja castigado, o treinador alemão poderá ficar impedido de treinar em Portugal”, lia-se em várias publicações partilhadas nas redes sociais horas antes de o Benfica defrontar o Liverpool no Estádio da Luz esta terça-feira.

Em causa estão alegadas declarações do treinador do Liverpool partilhadas, supostamente, nas redes sociais da Eleven Sports, criticando a arbitragem portuguesa. Segundo o post, Jürgen Klopp terá dito o seguinte: “É verdade que o Benfica está em terceiro, mas vocês já viram como são as arbitragens em Portugal?”.

Confirma-se?

Não, a informação é totalmente falsa, pois, por um lado, não há registo de que Klopp tenha criticado a arbitragem portuguesa, e, por outro, não é verdade que a Federação Portuguesa de Futebol tenha instaurado um processo disciplinar ao treinador do Liverpool.

Analisemos a publicação por partes. Em relação à veracidade das supostas declarações de Jürgen Klopp, uma simples pesquisa pela frase supostamente dita pelo treinador alemão permite perceber que a declaração não consta de nenhum órgão de comunicação social de referência. Este é, desde logo, um sinal de que a crítica não foi proferida pelo técnico do Liverpool, dado que uma afirmação deste género teria uma grande cobertura por parte da comunicação social.

Além disso, um olhar atento à imagem partilhada no post perceberá que, apesar de o grafismo da publicação ser semelhante ao da Eleven Sports Portugal, não é exatamente igual. Por exemplo, nos posts de Instagram do canal de desporto em que há citações, as aspas utilizadas nas imagens são diferentes das utilizadas na publicação falsa.

Contactado pelo Polígrafo, fonte oficial Eleven Sports Portugal confirmou que o post é falso e que não foi publicado nas redes sociais do canal.

Noutro plano, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirma ao Polígrafo que não foi instaurado qualquer processo disciplinar Jürgen Klopp. 

A fim de perceber como são tratados estes casos, o Polígrafo questionou ainda a FPF sobre se seria sequer possível este organismo instaurar um processo disciplinar a Klopp, caso as declarações tivessem sido feitas, mas a Federação recusou-se a responder.

Em suma, a informação partilhada nas redes sociais é falsa, dado que nem Jürgen Klopp criticou a arbitragem portuguesa, nem a Federação Portuguesa de Futebol em Portugal abriu qualquer processo contra o técnico alemão. Além disso, também é falso que a suposta declaração do treinador do Liverpool tenha sido partilhada nas redes sociais da Eleven Sports Portugal.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network