"25 de abril foi marcante para o país e o futebol não foi excepção! No pós-abril de 74 somos a equipa que mais conquistou nacional e internacionalmente", destaca-se no post em causa, datado de 25 de abril de 2021.

Na tabela figuram os títulos conquistados por Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal desde a Revolução dos Cravos, a 25 de abril de 1974, nas seguintes competições de futebol profissional masculino (seniores): Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça, Liga dos Campeões Europeus, Liga Europa, Supertaça Europeia e Taça Interncontinental.

As contas estão bem feitas?

O Polígrafo consultou os dados disponíveis nos sites oficiais dos clubes e da Federação Portuguesa de Futebol.

De facto, o FC Porto conquistou 24 Campeonatos Nacionais, 14 Taças de Portugal, 22 Supertaças, duas Ligas dos Campeões (uma das quais ainda no formato de Taça dos Campeões Europeus), duas Ligas Europa (uma das quais ainda no formato de Taça UEFA), duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia. No total foram 67 trófeus conquistados desde a época de 1973/74, tal como está indicado na publicação.

Contudo, os números referentes aos outros dois rivais não estão totalmente corretos. O SL Benfica venceu 17 Campeonatos Nacionais (e não 18 como está na tabela), 11 Taças de Portugal, oito Supertaças (na tabela contabilizam-se sete) e sete Taças da Liga. No total chegamos ao mesmo número de 43 títulos.

O Sporting CP venceu cinco Campeonatos Nacionais (e não quatro), nove Taças de Portugal, oito Supertaças e três Taças da Liga. Ou seja, um total de 25 títulos conquistados (e não 24 como está na tabela).

Importa salientar que, além destes três clubes, houve outros clubes portugueses que venceram títulos, embora não estejam representados na tabela.

O Boavista Futebol Clube (do Porto) venceu um Campeonato Nacional, cinco Taças de Portugal e três Supertaças, somando um total de nove títulos.

Por sua vez, o Sporting Clube de Braga venceu quatro competições: uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e a última edição da Taça Intertoto (entretanto extinta), organizada pela UEFA.

O Vitória Sport Clube (de Guimarães) conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Quanto ao Vitória Futebol Clube (de Setúbal) venceu uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. O Clube de Futebol "Os Belenenses", Clube de Futebol Estrela da Amadora, Sport Clube Beira-Mar, Associação Académica de Coimbra e Clube Desportivo das Aves ganharam, cada qual, uma edição da Taça de Portugal. Por fim, o Moreirense Futebol Clube venceu a Taça da Liga em 2016/17. Destes clubes, apenas o Vitória SC e o Moreirense FC estão atualmente no principal escalão do futebol português.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network