"Manuel Serrão referiu ontem, na TVI 24, que o Benfica era o clube com mais derrotas na Champions League. Fomos verificar e no ranking disponível [SIC] pela UEFA, o clube com mais derrotas é o FC Porto, contabilizando 62 derrotas no total, tendo o Benfica apenas 44", destaca-se na publicação em causa, denunciada como sendo falsa ou enganadora por vários utilizadores do Facebook.

Confirma-se que o FC Porto tem mais derrotas do que o SL Benfica no historial da Liga dos Campeões?

Sim. De acordo com as estatísticas oficiais da UEFA (pode consultar aqui), o FC Porto tem um total de 62 derrotas em jogos da Liga dos Campeões, enquanto o SL Benfica acumula um total de 44 derrotas.

No entanto, esse dado estatístico do número de derrotas não pode ser dissociado do número total de jogos disputados desde a primeira edição da prova, em 1992: o FC Porto tem um total de 188 jogos disputados, enquanto o SL Benfica acumula 104 jogos disputados.

Em proporção do número de jogos disputados, o FC Porto tem 32,9% de derrotas (62 em 188), ao passo que o SL Benfica regista 42,3% de derrotas (44 em 104).

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “verdadeiro” ou “maioritariamente verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...