Na publicação de 10 de março apresenta-se um quadro relativo aos pontos angariados por cada equipa portuguesa nas presentes edições da Liga dos Campeões e da Liga Europa. No topo surge o Futebol Clube do Porto, com 21 pontos angariados até ao momento (continua em competição, qualificado para os quartos-de-final da Liga dos Campeões). Seguem-se o Sport Lisboa e Benfica, com 10 pontos e já eliminado da Liga Europa, e o Sporting Clube de Braga, com nove pontos e também já eliminado da Liga Europa.

Referência ainda para o Rio Ave Futebol Clube e o Sporting Clube de Portugal, ambos com 2,5 pontos conquistados. No total, os clubes portugueses recolheram 45 pontos na temporada em curso.

Apenas o Futebol Clube do Porto continua em prova e entretanto poderá adicionar mais pontos.

Confirma-se que o FC Porto é o clube português que angariou mais pontos no ranking da UEFA nos últimos anos?

Os números indicados na publicação correspondem ao Coeficiente dos Clubes da UEFA. Este ranking é determinado em função dos resultados de cada equipa nas últimas cinco edições das competições europeias. Atualmente, o ranking soma os pontos desde a época de 2016/2017 até à época de 2020/2021, ainda em curso.

Na presente temporada, o FC Porto foi o único clube português a participar na fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de ter garantido o acesso direto com a conquista da última edição da Liga Portuguesa. Apenas por isso, o clube portuense obteve desde logo quatro pontos. O FCP terminou o grupo C no segundo lugar, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Esses resultados deram ao clube mais nove pontos (dois por cada vitória e um pelo empate).

Mais recentemente, o FC Porto somou quatro pontos pela participação nos oitavos-de-final da prova, mais um "extra". Nessa ronda, disputada em dois jogos, o campeão português enfrentou a Juventus Football Club (de Turim), atual campeão italiano. No primeiro jogo, no Estádio do Dragão, no Porto, a equipa da casa venceu por 2-1 e ganhou mais dois pontos. No jogo em Itália, a Juventus venceu por 3-2, no prolongamento, mas foi o FCP que conquistou o acesso aos quartos-de-final da Liga dos Campeões (e recebe mais um ponto pela participação nessa fase). No total, até agora, o clube portuense amealhou 21 pontos no coeficiente.

O SL Benfica ainda participou nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, mas acabou por ser eliminado pelo PAOK, da Grécia. Assim, participou na Liga Europa, onde obteve três vitórias e três empates na fase de grupos e conquistou nove pontos para o coeficiente. Na fase seguinte foi eliminado pelo Arsenal Football Club, de Inglaterra, com um empate e uma derrota. Totalizou 10 pontos.

O SC Braga teve um percurso quase similar ao do SL Benfica, com a diferença de não ter passado pelas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Na fase de grupos conseguiu quatro vitórias, um empate e uma derrota, angariando nove pontos para o coeficiente. Na fase a eliminar perdeu ambos os jogos contra a Associazione Sportiva Roma, de Itália.

O Rio Ave e o Sporting participaram nas pré-eliminatórias da Liga Europa e ambos foram eliminados no play-off, frente ao Associazione Calcio Milan, de Itália, e ao LASK Linz, da Áustria, respetivamente. Feitas as contas, cada clube conseguiu 2,5 pontos.

Relativamente às últimas cinco temporadas, o FC Porto também é a equipa com mais pontos, com 84 (15º no ranking). O SL Benfica (23º) tem 58 pontos, o Sporting CP (32º) tem 45,5 pontos, o SC Braga (43º) tem 35 pontos, o Rio Ave (129º) tem cinco pontos, o Vitória Sport Clube (130º) tem oito pontos e o Clube Sport Marítimo (131º) e o Futebol Clube de Arouca (132º) têm 1,5 pontos cada.

No Coeficiente dos Clubes a 10 Anos, o FC Porto também é a melhor equipa portuguesa, no 9º lugar, mas o Benfica (12º) está mais próximo do que no ranking anterior.

Relativamente ao Coeficiente dos Clubes por País, Portugal surge no 6º lugar, atrás de Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França.

Em suma, é verdade que o FC Porto é o clube português com melhores resultados (e mais pontos no coeficiente da UEFA) nas competições europeias nos últimos anos. Além disso, também é o clube português com mais títulos internacionais (sete), à frente do SL Benfica (dois), do Sporting CP (um) e do SC Braga (um).

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “verdadeiro” ou “maioritariamente verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network