"Desconheço de todo se há manipulação de imagem 'nisto'. A não haver, penso que, assim de repente, não haverá coisa que melhor descreva a realidade do país onde pernoitamos e algumas pessoas entre nós", comenta-se numa das múltiplas partilhas da imagem em causa, neste caso no Facebook.

Exibe uma fatura da pastelaria Versailles, no centro de Lisboa, que regista a compra de um Bolo-Rei por um valor total de 74,25 euros. Inclui taxa de IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado), mas o avultado preço está a gerar espanto e pedidos de verificação pelo Polígrafo.

O Polígrafo contactou a centenária pastelaria lisboeta que confirmou a veracidade do preço indicado na fatura.

"O nosso preço do bolo rei é de 27 euros por quilograma, pelo que o peso do bolo que faz referência é de 2,750 quilogramas, logo o valor final é de 74,25 euros. O preço de venda do Bolo-Rei é por quilograma, logo existe a possibilidade de custar menos ou mais, consoante o peso. Por exemplo, um bolo de 800 gramas a 27 euros por quilograma custa 21,60 euros. Temos casos em que nos encomendam Bolos-Rei com 700/800 gramas ou Bolos-Rei com 4/5 quilogramas", explica a gerência da pastelaria.

"O preço depende sempre do peso, tendo por base que o preço para um quilograma de bolo rei é 27 euros. Relativamente à sua pergunta e tendo por base o que foi explicado, a resposta é sim. Um Bolo-Rei com 2,750 quilogramas a 27 euros por quilograma custa 74,25 euros", conclui.

O Polígrafo questionou ainda sobre se este valor pode ser reflexo do aumento da inflação, tendo a gerência respondido que este é o preço "mais ou menos praticado nos outros anos, nem acompanhámos a inflação".

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.