O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Família de Tim Walz apoia Donald Trump?

Geração V
O que está em causa?
Nas redes sociais difunde-se a ideia de que a família de Tim Walz, candidato democrata a vice-presidente, apoia o adversário Donald Trump nas eleições americanas. Uma fotografia dos supostos familiares do candidato vestidos com camisolas de apoio a Trump inundou as redes sociais. Será verdade ou mentira?

Kamala Harris, candidata democrata às eleições presidenciais nos Estados Unidos da América (EUA), escolheu o governador do estado de Minnesota, Tim Walz, para assumir o cargo de vice-presidente do Partido Democrata na corrida à Casa Branca. O adversário é Donald Trump, candidato republicano a presidente dos EUA, e JD Vance, que ocupa o lugar de candidato a vice-presidente do Partido Republicano. 

Com o aproximar da data das eleições, 5 de novembro, nas redes sociais começam a surgir diversas publicações sobre a campanha eleitoral. No TikTok um vídeo pretende transparecer o aparente apoio da família do candidato republicano a vice-presidente, Tim Walz, a Donald Trump. 

“A família de Tim Walz apoia Trump”, lê-se no vídeo onde os familiares de Walz surgem vestidos com t-shirts com o slogan “Walz por Trump”. Na descrição da publicação surge ainda uma declaração do irmão de Tim Walz, Jeff Walz, que diz que o irmão não é o tipo de pessoa para tomar decisões certas sobre o futuro. 

A fotografia também foi partilhada no Facebook, Instagram, X e no Truth, rede social onde Donald Trump é acionista. 

Será que a fotografia retrata mesmo a família do candidato a vice-presidente Tim Walz? 

A agência de notícias Associated Press (AP) refere que na fotografia estão os netos de Francis Walz, irmão do avô de Tim Walz, sendo por isso familiares afastados. 

“A fotografia é real. As camisolas são reais. Somos a família de Walz do Nebraska, somos parentes do governador Tim Walz, os nossos avôs eram irmãos. A mensagem das nossas camisolas fala por si: Walz do Nebraska por Trump”, refere um familiar de Tim Walz à agência de notícias. 

A Associated Press contactou também a irmã, Sandy Dietrich, do candidato a vice-presidente que garantiu que as pessoas que estão na fotografia são realmente parentes, mas afastados. “Não éramos próximos deles. Não os conhecíamos”, indicou. 

Sandy Dietrich garantiu ainda o apoio à candidatura do irmão. Já Jeff Walz, irmão com quem Tim Walz não tem relação desde 2016, mostra-se contra a candidatura do irmão. De acordo com New York Post, Jeff é contra a candidatura de Tim Walz, sendo “100% contra a sua ideologia”. Contudo, recusou dizer se apoia ou não Donald Trump. 

Assim, a fotografia mostra, de facto, familiares de Tim Walz, mas com quem não tem relação. Na Convenção Democrata, em agosto, o candidato a vice-presidente fez-se acompanhar apenas pela família mais próxima, a esposa e os filhos. 

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Marta Ferreira.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque