De acordo com a denúncia, a aproximação aos carros é feita nas rotundas - dando como exemplo, através de uma fotografia, aquela que está situada entre a Praia da Luz e Espiche -, por pessoas vestidas com um uniforme muito parecido ao dos bombeiros, completado por um colete com a inscrição “Bombeiros Veteranos”.

O Polígrafo SIC contactou os Bombeiros Voluntários de Lagos para verificar a veracidade desta denúncia. O comandante desta corporação, Márcio Regino, confirma que várias pessoas lhe relataram a existência desses pedidos de donativo, querendo confirmar se eram mesmo da  iniciativa dos bombeiros de Lagos. “Disse-lhes que, de facto, não são peditórios nossos. Não recolhemos donativos na rua ou estrada, abordando automobilistas quando param. Quem quiser ajudar em dinheiro os bombeiros pode fazê-lo dirigindo-se aqui à corporação e nós passamos o respetivo recibo desse donativo”.

O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagos afirma ainda que fez a denúncia ao posto local da GNR e que esta situação não é nova: “Ao que me foi explicado, são voluntários da Associação dos Veteranos de Guerra. Usam uma espécie de farda com as mesmas cores que a nossa, dizem que é para comprar uma ambulância e alguns deles falam dos 'bombeiros' em sentido geral. O que leva as pessoas a pensar que se trata de um peditório nosso. Mas não é”.

O presidente da Delegação do Algarve da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra, Nuno Emídio, confirmou ao Polígrafo SIC a realização de vários peditórios e também a existência de algumas irregularidades: “Telefonam-me várias vezes a fazer queixa da forma como esses peditórios são feitos. Não são organizados por nós, mesmo aqueles que decorrem no Algarve. É a sede, em Braga,  que trata de tudo, enviando pessoas que muitas vezes estão a fazer trabalho comunitário. Se usam coletes a dizer 'Bombeiros' e dizem que o dinheiro é para os bombeiros? Chegou ao meu conhecimento que sim, o que é péssimo e mancha o nome da associação”.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo SIC:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network