O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Falhei como ministro, mas quero tentar como Primeiro-Ministro”. Este cartaz do PS é verdadeiro?

Política
O que está em causa?
Tem circulado no TikTok um suposto cartaz da campanha de Pedro Nuno Santos com uma alegada frase do secretário-geral do PS que admite ter "falhado como ministro". Será verdadeiro?

Nas últimas semanas tem circulado no TikTok a imagem de um suposto cartaz de campanha do PS que, além de uma fotografia do secretário-geral socialista, Pedro Nuno Santos, inclui também uma suposta citação sua. “Falhei como ministro, mas quero tentar como Primeiro-Ministro”, lê-se na imagem que tem sido partilhada na rede social. 

“Esta foto nem precisa [de comentário], já diz tudo por ela própria”, escreveu um dos utilizadores que partilhou a imagem. Nas caixas de comentários, várias pessoas mostram indignação com o cartaz. “Que ousadia”, escreveu um utilizador. “Esta personagem não tem vergonha nenhuma”, disse outro. Há ainda quem questione se a imagem é verdadeira: “Isto não é verdade? Ou é?”

Não. Trata-se de uma versão manipulada de um cartaz do PS de 2024. É possível verificar na página oficial de Facebook do Partido Socialista que o esquema gráfico do cartaz é idêntico ao de uma fotografia de capa publicada na página em janeiro de 2024.

A imagem esteve em cartazes espalhados pelo país durante o período de campanha para as legislativas de 2024, com as letras “Portugal inteiro” e não as que se referem na publicação do TikTok.

A fotografia original foi publicada em janeiro de 2024 pela jornal digital “Página Um”, corroborando que a imagem que tem corrido nas redes sociais é uma versão adulterada do cartaz de campanha do PS verdadeiro.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque