"Última hora. Morre jovem do sexo feminino de 20 anos de idade, natural de Rabo de Peixe, vítima de Covid-19. Lembrando que Rabo de Peixe tem 61 casos positivos. Pela verdade açoriana, sempre", lê-se em publicação de ontem no Facebook, mais especificamente numa página denominada como "Notícias dos Açores", recém-criada e na qual se indica que "colaboram vários jornalistas com o objetivo de mostrar o que os órgãos de comunicação social não mostram".

Confirma-se que faleceu uma jovem de 20 anos de idade "vítima de Covid-19" em Rabo de Peixe?

De acordo com uma notícia de hoje do jornal "Açoriano Oriental" (o mais antigo jornal em circulação em Portugal, fundado em 1835), "uma jovem de 27 anos, infetada com Covid-19, faleceu ontem de forma repentina em Rabo de Peixe, estando as causas da morte a ser investigadas antes de ser considerado oficialmente como um óbito pelo novo coronavírus".

"Segundo fonte da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, além de estar infetada, a mulher sofria de patologias como diabetes e insuficiência renal e ontem, enquanto se encontrava em casa do pai em Rabo de Peixe, sentiu-se mal e foi de ambulância para o hospital de Ponta Delgada, tendo chegado já sem vida", informa-se na mesma notícia. "Perante a situação, coloca-se a hipótese de a Procuradoria da República da Comarca dos Açores autorizar a realização de uma autópsia para esclarecer se as causas da morte estão associadas ou não à Covid-19".

Ou seja, além de errar na idade da pessoa (tinha 27 e não 20 anos), a publicação sob análise conclui que foi "vítima de Covid-19", embora ainda não tenha sido confirmado que terá sido essa a causa da morte.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Parcialmente falso: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Impreciso
International Fact-Checking Network