O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Sondagem falsa mostra Bolsonaro na liderança em todos os Estados

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Uma mensagem viral colocada a circular no WhatsApp divulga resultados de uma alegada sondagem do Instituto Paraná Pesquisas. A Agência Pública investigou o tema e concluiu que essa sondagem não existe.

Circula no WhatsApp uma mensagem que garante que Jair Bolsonaro (PSL), candidato à Presidência, vence em todos os estados, segundo uma sondagem do Instituto Paraná Pesquisas. A corrente mostra as supostas intenções de voto nas 27 unidades da Federação, mas a última pesquisa realizada pelo instituto foi feita apenas no estado de São Paulo. Além disso, as percentagens são diferentes daquelas mostradas na mensagem e o instituto não divulgou os resultados de intenção de voto para todos os estados do Brasil na segunda volta das eleições. Portanto, o Truco – o projeto de fact-checking da Agência Pública – concluiu que a corrente é falsa.

Foi divulgado nesta quinta-feira (25 de outubro) o mais recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas para a segunda volta das eleições presidenciais. A pesquisa foi registada no TSE sob o número BR-04858/2018 e abrange apenas o estado de São Paulo. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 87 municípios.

Na mensagem de WhatsApp, Bolsonaro estaria com 71,47% dos votos válidos – 3 pontos percentuais a mais do que o apontado pela pesquisa verdadeira.

O levantamento mostra Jair Bolsonaro (PSL) com 59,4% dos votos totais, contra 27,4% de Fernando Haddad (PT). Em votos válidos, excluindo os brancos e nulos, o candidato do PSL registou 68,4% das intenções de voto, contra 31,6% de Haddad. Na mensagem de WhatsApp, Bolsonaro estaria com 71,47% dos votos válidos – 3 pontos percentuais a mais do que o apontado pela pesquisa verdadeira.

A corrente ainda mostra o candidato com 71,25% no Distrito Federal e 69,72% dos votos válidos no Rio de Janeiro. O instituto divulgou o resultado da intenção de votos dessas duas regiões em 11 de outubro e 17 de outubro, respectivamente. No Distrito Federal, o candidato do PSL estava com 74,5% dos votos válidos há duas semanas – 3,25 pontos percentuais a mais que na corrente. Já no Rio, Jair Bolsonaro aparecia com 70,8% dos votos válidos naquela data – 1,1 ponto percentual a mais que na corrente de WhatsApp.

A empresa não fez sondagens de intenção de voto em cada uma das outras 24 unidades da federação. Foi feita uma pesquisa nacional, mas a empresa não divulgou os resultados da intenção de voto divididos por estado nesse caso.

Por estas razões, afirmar que há uma sondagem que conclui que Bolsonaro lidera em todos os estados do Brasil é…

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque