"Afinal ficamos a saber que um soldado ganha menos de 800 euros! No Governo PS de Costa!", destaca-se numa publicação partilhada no Facebook, datada de 9 de novembro.

O post não inclui mais dados ou informação. Não é possível perceber se o autor se refere a todos ou apenas a alguns soldados, se a afirmação diz respeito a soldados em fase de formação ou não, nem indica se o valor faz alusão a um vencimento mensal líquido ou bruto.

O Polígrafo consultou a informação disponível no site oficial do Exército Português, o ramo terrestre das Forças Armadas Portuguesas que, em conjunto com outras funções, está encarregado da defesa militar de Portugal.

"Desde o momento em que o militar incorpora no Exército, terá direito a receber um salário durante o período de formação – Instrução Básica - no valor de € 665,00 [valor do salário mínimo nacional]. Findo este período passará a receber o valor do salário correspondente ao posto em que seja graduado", começa por explicar-se na secção do site dedicada à remuneração da força militar.

Ora, segundo a tabela remuneratória do Exército Português, os "praças" que sejam colocados no posto de "soldado", a posição destacada na publicação, recebem 830,50 euros na segunda posição remuneratória e 875,70 euros na terceira posição remuneratória.

Nesta tabela, refere-se que os valores indicados "são ilíquidos, pelo que são sujeitos aos descontos associados para a Segurança Social, IRS  e Assistência Médica".

  • João Ferreira: "Alguns militares recebem o salário mínimo nacional". Confirma-se?

    No debate radiofónico que juntou seis dos sete candidatos à Presidência da República, transmitido ontem pela Antena 1, Renascença e TSF, João Ferreira afirmou que as Forças Armadas estão "em grande medida desmotivadas", sublinhando nesse sentido que vários militares, nomeadamente os praças do Exército, "recebem o salário mínimo nacional ou perto disso". Verificação de factos.

O Polígrafo consultou ainda a página da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) dedicada ao recrutamento para o Serviço Militar onde se encontra a informação sobre os valores de remuneração das várias categorias dos elementos do Exército Português.

Os soldados recrutas e os soldados na primeira posição remuneratória recebem os vencimentos mais baixos correspondentes ao salário mínimo nacional. A atualização da remuneração dos militares está subjugada à atualização da Base Remuneratória da Administração Pública (BRAP).

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network