Uma publicação sobre um radar inserido num rail de proteção tem gerado centenas de milhares de partilhas nas redes sociais. "Atenção amigos, mais um modelo de radar, favor passar a mensagem e foto", alerta-se na mensagem.

Mas tratar-se-á realmente de um novo radar de velocidade nas estradas portuguesas? Verificação de factos.

O equipamento que se pode ver na fotografia não é um radar, mas sim uma parte dele. A empresa suíça CES dispõe de um modelo de radar denominado como "Traffic-Observer LMS-06" e que é constituído por duas partes: uma coluna e um pequeno sensor que, por norma, é instalado nos rails de proteção das estradas.

O pequeno equipamento que podemos ver nas imagens é o tal sensor, que utiliza tecnologia a laser para efetuar a medição da velocidade dos carros, enquanto que o radar em si (colocado poucos metros à frente do sensor) fotografa e armazena as imagens dos veículos.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) dispõe no seu site de uma lista na qual constam todos os equipamentos de controlo e fiscalização do trânsito aprovados por despacho. O "Traffic-Observer LMS-06" não consta da lista, o que nos permite concluir que não é um equipamento autorizado a ser utilizado nas estradas portuguesas.

O Polígrafo contactou a GNR que confirmou a informação: "O equipamento que se encontra na foto em anexo, instalado na infraestrutura rodoviária, não pertence à GNR, nem é um modelo aprovado".

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network