“Só uma nota: em Portugal, o mesmo medicamento em caixa de 120 doses custa, sem comparticipação, 34 euros”. É esta a alegação em destaque numa publicação feita na rede social X/Twitter e que conta com mais de 10 mil visualizações.
Apresenta a imagem de uma notícia do “Huffpost” que dá conta da morte de um jovem de 22 anos no seguimento de um ataque de asma, nos Estados Unidos da América (EUA), após o preço do medicamento que utilizava ter disparado de 66 para 539 dólares.
Trata-se do medicamento Advair Diskus, um inalador preventivo. Confirma-se a diferença tão significativa de preços entre os EUA e Portugal?
O inalador em questão tem a capacidade de 60 doses (e não 120, como se diz na publicação em análise) e custa, sem comparticipação, 65,33 euros em Portugal.
Existe porém um inalador de outra marca, com exatamente o mesmo princípio ativo, à venda por 32,28 euros. Ainda que o preço se aproxime mais do que é referido no X/Twitter, este inalador também só contém 60 doses.
Com 120 ou 60 doses, em Portugal é muito mais barato do que nos EUA. Mas os valores indicados no tweet não batem certo com os preços atualmente em vigor, daí o selo de “Impreciso“.
______________________________
Avaliação do Polígrafo