Não é a primeira vez que as notícias sobre a morte de Liedson são manifestamente exageradas. Desde logo porque não são notícias, mas tão somente boatos virais nas redes sociais.

No que respeita à falsa morte de Liedson - conhecido em Portugal por ter jogado no Sporting Clube de Portugal, no Futebol Clube do Porto e na Seleção Nacional de Futebol -, já tinha sido desmentida em 2016 pelo próprio, por três vezes, não sem algum humor à mistura.

"Não aguento mais morrer. É a terceira vez este ano", escreveu Liedson em dezembro de 2016, no seu perfil no Instagram.

"É uma daquelas histórias que, de vez em quando, se espalha nas redes sociais, partilhada por páginas pouco fidedignas mas que ganha expressão através da partilha que as pessoas fazem. Liedson morreu de AVC? Nem pensar", informou na altura o portal "Mais Futebol".

Cerca de quatro anos depois, a história falsa ressuscitou nas redes sociais, no contexto da pandemia de Covid-19. Mas continua a ser falsa. Liedson já não é jogador profissional de futebol, mas permanece vivo. Tem agora 42 anos de idade.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network