O primeiro jornal português
de Fact-Checking

EUA gastaram mais de 2 biliões de dólares na Guerra do Afeganistão? Sim, e estima-se que custos sejam ainda mais avultados

Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
No Facebook alega-se que, ao longo de 20 anos, os EUA "torraram milhares de milhões de dólares numa guerra com quase 200 mil mortos, onde se incluem 50 mil civis". Trata-se da última Guerra do Afeganistão que começou em 2001, logo após os ataques terroristas de 11 de setembro em território norte-americano, com o objetivo de desmantelar a Al-Qaeda. Quanto custou aos EUA até agora, mesmo depois da retirada em 2021?

A publicação de 7 de maio no Facebook começa por notar, tendo por base uma notícia recente, que “os taliban ordenam que todas as mulheres cubram os rostos em público, fazendo regressar o país ao que era antes de 2001″. De facto, o líder supremo do Afeganistão ordenou, no dia 7 de maio, que as mulheres afegãs passassem a utilizar burca em público:

“Devem utilizar o chadri [burca] porque é tradicional e respeitoso“, determina-se num decreto assinado por Hibatullah Akhundzada, segundo informou a AFP. “As mulheres que não são nem demasiado jovens nem demasiado velhas devem velar o seu rosto quando encontram um homem que não é membro da sua família”.

Mas a principal alegação do post surge depois, a saber: “Durante 20 anos, os norte-americanos torraram milhares de milhões de dólares numa guerra com quase 200 mil mortos, onde se incluem 50 mil civis. Com a deserção do Exército norte-americano ordenada por Joe Biden, volta tudo ao mesmo”.

O gráfico difundido na publicação aponta mesmo para 2,3 biliões de dólares gastos entre 2001 e 2022. Mas qual é a origem destes números? São fiáveis?

A fonte de informação é o Watson Institute, da Universidade Brown, nos Estados Unidos da América (EUA). De acordo com este instituto de pesquisa científica, desde o início da invasão do Afeganistão, em 2001, os EUA gastaram 2,3 biliões de dólares na guerra, um valor que inclui operações militares tanto no Afeganistão como no Paquistão.

Este valor total, ressalva a mesma fonte, não inclui outros fundos que a Administração dos EUA é obrigada a gastar em cuidados vitalícios para soldados veteranos desta guerra. Também exclui os pagamentos de juros futuros sobre o montante emprestado para financiar a intervenção militar.

Assim, os 2,3 biliões de dólares gastos pelos EUA na Guerra do Afeganistão são apenas “uma parte do custo total estimado das guerras pós-11 de setembro”. O projeto de investigação sobre os custos desta guerra estima ainda que morreram cerca de 243 mil pessoas no Afeganistão, como resultado direto da invasão, um número que não inclui as mortes provocadas por doenças, falta de acesso a alimentos, água, infraestruturas e/ou outras consequências indiretas da guerra.

Importa notar, contudo, que estes números reportam a agosto de 2021 e que a extensão até 2022 provém de estimativas. Na verdade, a 15 de Agosto de 2021 os taliban reconquistaram o poder no Afeganistão, depois da retirada dos EUA. De acordo com o Presidente dos EUA, Joe Biden, que anunciou o fim da guerra em abril de 2021, aquele era “o momento de acabar com a guerra mais longa dos EUA. Está na hora de as tropas norte-americanas regressarem a casa”.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...