Com as promessas de políticas de “tolerância zero” à imigração ilegal associadas ao plano de deportação em massa nos EUA, começaram a circular nas redes sociais – após a tomada de posse de Donald Trump – alegações sobre os mecanismos utilizados pelas agências norte-americanas para identificar pessoas que entraram ilegalmente no país. Numa destas publicações diz-se que o Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE- Immigration and Customs Enforcement) estaria disposto a oferecer recompensas a quem denunciasse os imigrantes ilegais.
“O ICE (Immigration and Customs Enforcement) lançou a linha de denúncias para entregar imigrantes ilegais. Estão a pagar 750 dólares por cada imigrante ilegal“, lê-se na legenda de uma publicação do Instagram, partilhada a 20 de janeiro, mesmo dia em que Trump regressou à casa branca. O post contém o suposto contacto telefónico para efetuar as denúncias.
Segundo a Al Jazeera, no espaço de uma semana foram detidos nos Estados Unidos mais de 3.500 imigrantes ilegais e começaram a ser realizados vários voos de deportação. Mas estarão as autoridades a pagar a quem denuncia estas pessoas, tal como alega a publicação?
Não. De acordo com o PolitiFact, o ICE não oferece recompensas pela aplicação da lei da imigração civil, que se refere à deportação ou detenção pessoas que entraram nos EUA sem autorização. O número incluído na publicação ((866) 34-2423) é o contacto disponibilizado para “denunciar crimes, atividades suspeitas e suspeitas de exploração infantil” nos EUA e no Canadá.
O Serviço de Imigração e Alfândegas dos EUA tem, no entanto, uma linha direta e um formulário para denunciar crimes não relacionados à entrada não autorizada nos EUA, mas não é garantido aos denunciantes o pagamento de uma recompensa pelas informações. “Embora não haja qualquer garantia de que as informações fornecidas resultem em pagamentos monetários, o ICE tem o poder discricionário e a autorização legal para pagar por informações e/ou provas que sejam utilizadas para apoiar investigações criminais”, explica.
Assim que regressou ao poder, o Presidente dos Estados Unidos emitiu várias ordens executivas para combater imigração ilegal. O republicano considera que as ações são necessárias depois de milhões de imigrantes terem entrado durante a presidência do democrata Joe Biden. “Todas as entradas ilegais serão imediatamente interrompidas e iniciaremos o processo de devolução de milhões e milhões de estrangeiros criminosos aos locais de onde vieram”, disse Donald Trump no discurso inaugural de 20 de janeiro.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: