É uma publicação datada de abril de 2015, mas continua a espalhar-se nas redes sociais e entretanto foi denunciada por utilizadores do Facebook como sendo falsa ou enganadora.

"Portugal está entre os piores países da União Europeia no que diz respeito a competências de gestão. A conclusão, citada pelo 'Jornal Negócios', é de um estudo internacional feito por alguns dos investigadores mais conhecidos do mundo", salienta-se no texto da publicação.

Verdadeiro ou falso?

O estudo internacional existe mesmo (pode consultar aqui), intitulado como “The New Empirical Economics of Management”, tendo sido elaborado em 2012 (e atualizado em 2014) por um grupo de investigadores liderado por Nicholas Bloom, professor na Stanford Business School, e John Van Reenen, professor na London School of Economics.

De acordo com o "Jornal de Negócios", que publicou um artigo sobre o estudo em abril de 2015, o método utilizado pelos investigadores para obter dados consistiu na realização de entrevistas e inquéritos. O estudo comparou um total de 11.300 empresas, todas com mais de 50 trabalhadores. Em Portugal foram analisadas 300 empresas.

Confirma-se que Portugal está entre os países analisados no estudo. Além disso, também é verdade que se posiciona entre os últimos quatro países europeus no que diz respeito à "pontuação média de gestão por país". Abaixo de Portugal só estão a Grécia, a Espanha e a Irlanda. O ranking é liderado por países como os Estados Unidos da América, o Canadá, a Alemanha, a Suécia e o Japão.

A publicação sob análise difunde informação verdadeira, embora já possa estar desatualizada, na medida em que a última versão do estudo foi elaborada em 2014. De qualquer modo, a data da publicação está visível, logo após o título.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network