O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo revela interior da rede de túneis do Hamas sob a Faixa de Gaza?

Internacional
O que está em causa?
Partilhado viralmente nas redes sociais, com descrições em várias línguas, o vídeo supostamente mostra um soldado israelita a entrar na rede de túneis subterrâneos que o movimento palestiniano Hamas escavou sob a Faixa de Gaza, com ligação a Sul para o território do Egipto, através dos quais são transportados mantimentos e armas. Verdadeiro ou falso?

“A complexidade dos túneis do Hamas é impressionante! Imaginem isto vezes 500 quilómetros… Vai ser um banho de sangue”, comenta-se numa das publicações do vídeo em causa, no Facebook, a 3 de novembro, que acumula milhares de interações, partilhas e visualizações.

Nas imagens supostamente vê-se um soldado israelita a entrar na rede de túneis subterrâneos que o movimento palestiniano Hamas escavou sob a Faixa de Gaza, com ligação a Sul para o território do Egipto, através dos quais são transportados mantimentos e armas.

O vídeo é real?

As imagens são reais, mas a descrição que está a ser difundida em múltiplas publicações nas redes sociais não corresponde à verdade.

A agência de notícias Reuters apurou junto das Forças de Defesa de Israel que as imagens mostram o interior de um túnel situado no Norte de Israel, junto à fronteira com o Líbano, que foi construído pelo movimento Hezbollah. Ou seja, não tem qualquer relação com a Faixa de Gaza, nem com o Hamas. Além de não ser atual.

Aliás, o túnel em causa passou a receber visitas de jornalistas em 2019, após ter sido identificado e desativado pelas Forças de Defesa de Israel.

A Reuters participou numa dessas visitas e informa que o vídeo foi captado nas proximidades da cidade de Zar’it, no interior de um túnel que liga os territórios do Líbano e Israel e que conta com cerca de um quilómetro de extensão e 80 metros de profundidade.

Já este ano, outras imagens do túnel captadas por meios de comunicação social brasileiros (pode ver aqui e aqui) confirmam estes factos. A entrada do túnel é claramente identificável e as descrições não deixam margem para dúvidas: “Um túnel construído pelo Hezbollah para atacar Israel.”

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque