- O que está em causa?A invasão da Ucrânia por forças militares da Rússia motivou uma torrente de vídeos sobre a guerra, nas redes sociais, que verificamos serem falsos, manipulados ou descontextualizados. Este é apenas mais um exemplo. Nas imagens de soldados em operações de combate (intenso) acaba por se vislumbrar uma bandeira da França num dos camuflados, além de a paisagem montanhosa circundante se assemelhar mais à cordilheira Hindu Kush do que aos Cárpatos. Não se deixe enganar, o Polígrafo dá uma ajuda.

Nas múltiplas publicações do vídeo em causa, que circula nas redes sociais desde o início da guerra, tanto se indica que mostra soldados ucranianos como soldados russos em combate na presente guerra. Também há versões neutras que não identificam a nacionalidade dos soldados, mas apontam para o mesmo conflito militar na Ucrânia.
Vários leitores do Polígrafo têm dúvidas e pedem uma verificação.

Através de ferramentas de análise como a "TinEye" e a "InVID" chegamos a um vídeo publicado no YouTube, a 21 de dezembro de 2010, que revela ser praticamente idêntico. Ou seja, há mais de uma década.
O vídeo original apresenta uma maior resolução que permite identificar uma bandeira da França num dos camuflados, além de a paisagem montanhosa circundante se assemelhar mais à cordilheira Hindu Kush do que aos Cárpatos.
Retrata, na verdade, soldados franceses em combate no Afeganistão, integrados na Força Internacional de Apoio à Segurança (ISAF) que executou uma missão naquele país entre 2001 e 2014.
Não tem qualquer relação com a presente Guerra Russo-Ucraniana, ao contrário do que se alega nas redes sociais.
________________________________
Avaliação do Polígrafo:
