“Caracas agora! Exército do Maduro se une ao povo e exige a renúncia do ditador! Impossível não se emocionar”, destaca-se numa das publicações do vídeo em causa, no Threads, a 31 de julho, culminando nas palavras de ordem “Viva a Venezuela!”
O mesmo clip de vídeo, com mensagens quase similares, também está a ser partilhado viralmente no Facebook, Instagram e outras redes sociais.
As imagens retratam mesmo uma manifestação contra o regime de Nicolás Maduro na Venezuela?
Não. Através de ferramentas de análise identificamos a origem das imagens num vídeo originalmente publicado a 6 de julho de 2024 no Instagram, numa página relativa à tradicional Festa de São Firmino, em Pamplona, Espanha.
Ou seja, estas imagens foram gravadas em Espanha, cerca de um mês antes da eleição presidencial na Venezuela. Não têm qualquer relação com essa eleição presidencial, nem com a Venezuela ou o regime de Maduro.
Plataformas de verificação de factos como a AFP Checamos e a Reuters analisaram o vídeo e chegaram à mesma conclusão.
Apesar de terem ocorrido várias manifestações na Venezuela, ao longo dos últimos dias, em protesto contra o resultado eleitoral, este vídeo não tem qualquer relação com a Venezuela. Está a ser partilhado com descrições falsas.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: