“Que beleza! Ontem [no] encerramento da convenção [do Chega] em Portugal, Lula foi citado como um exemplo de que “bandido é bandido.” A afirmação surge numa publicação partilhada nas redes sociais a 19 de maio, que mostra um discurso de André Ventura, presidente do Chega, no qual o político diz que o partido não tem medo “de dizer que Lula da Silva é um bandido”.
“Isto a imprensa não noticia, mas nós temos as redes sociais para mostrar”, diz ainda o autor da publicação, no Instagram. Mas será que as declarações de André Ventura foram mesmo proferidas a 18 de maio de 2025 como se dá a entender no post?
Como já verificaram outros órgãos de verificação de factos como a “AFP Checamos”, não. As imagens em causa foram captadas na V Convenção Nacional do Chega, evento que aconteceu entre 27 e 29 de janeiro de 2023, em Santarém. As declarações de Ventura são do discurso de abertura da convenção (a partir dos 16m49s deste vídeo).
Tendo em conta que a 18 de maio tiveram lugar as eleições legislativas em Portugal, não faria sentido que acontecesse, no mesmo dia, uma convenção nacional de um dos partidos a concorrer. Apesar do que se refere na publicação, André Ventura também não é “o novo presidente de Portugal” – desde 2016 que o Presidente da República é Marcelo Rebelo de Sousa.
Não é a primeira vez que este vídeo circula nas redes sociais. Em abril de 2023, o Polígrafo verificou que este trecho de discurso estava a ser partilhado como sendo desse mês, ainda que a convenção do Chega tivesse acontecido em janeiro.
________________________________
Avaliação do Polígrafo: