Está a ser partilhado no Instagram um vídeo de uma mulher que “larga tudo” para salvar um gato que está desorientado no meio do que se diz ser um rio. “Mulher larga tudo para salvar gato desorientado no Rio Douro”, descreve o autor do “post” que soma milhares de visualizações.
Apesar de o momento heróico ter mesmo acontecido, a verdade é que não se passou no Rio Douro, mais precisamente junto à Foz do Douro como apontavam alguns comentários, mas sim na Grécia. O momento começou a ser partilhado em março e foi inclusive noticiado por algumas agências internacionais.
Há, aliás, no próprio registo algumas pistas de que esta gravação não foi feita no Porto, desde logo o nome do barco que se vê atracado naquela zona: Kapetan Aristidis II. O Polígrafo consultou a localização atual desta embarcação: o mesmo sítio onde o gato foi salvo. Em causa o porto de Nea Styra, como se pode ver pela comparação das imagens abaixo.
Em suma, é falso que as imagens desta mulher a salvar um gato tenham sido gravadas no Rio Douro. A mais de quatro mil quilómetros, o pequeno animal foi salvo nas águas do Mar Egeu, mais especificamente na parte ocidental do Egeu, junto à ilha de Eubeia onde Nea Styra está localizada.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: