"Realmente espero que eles perguntem ao Rishi Sunak como estava Ibiza nas perguntas ao primeiro-ministro hoje", destaca-se na legenda de um tweet, datado de 26 de outubro, dia em que o novo primeiro-ministro se estreou, enquanto tal, no Parlamento do Reino Unido.

Sunak tornou-se o novo chefe do Governo britânico na passada terça-feira, 25 de outubro, depois de Liz Truss abandonar o cargo que ocupou durante apenas 45 dias. Poucas horas após o anúncio da nova liderança conservadora, começou a ser partilhada nas redes sociais uma alegada gravação em vídeo de Sunak a dançar numa festa em Ibiza, identificada em tom satírico com a expressão "Raving Rishi".

Alexandre Benalla, ex-colaborador do presidente Emmanuel Macron, divulgou as imagens com a legenda "primeiro-ministro!!!!", no próprio dia da nomeação de Rishi Sunak.

Em primeiro lugar, o vídeo em causa já circula online há pelo menos três anos. Por outro lado, o homem que surge na gravação não está identificado. A publicação original no Instagram data de 12 de julho de 2019, na conta oficial de Wayne Lineker, proprietário do clube de entretenimento "O Beach Ibiza", com a legenda "A vida é boa neste momento".

Em janeiro de 2022, o dono da discoteca fez uma nova partilha do vídeo para expressar o seu contentamento após ter sido anunciado que os clubes de Ibiza iriam reabrir a partir de abril, depois de meses de restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19. Mais uma vez, Rishi Sunak não é identificado.

A imprensa internacional e várias plataformas de fact-checking, como a francesa "AFP Factuel", identificam o homem como um sósia do novo primeiro-ministro britânico. Além disso, o "The Logical Indian", jornal de fact-checking indiano, recuperou um post do perfil oficial de Facebook de Sunak, datado de 1o de julho de 2019, no qual mostrava a sua visita a uma escola primária em Westminster, no Reino Unido, enquanto secretário de estado parlamentar do governo local. Ora, esta publicação sugere que não estaria fora do país quando o vídeo foi captado em Ibiza.

Apesar de o homem que protagoniza o vídeo viral não estar identificado, tudo indica que seja um sósia de Rishi Sunak. Tendo em conta o que se sabe até ao momento, as imagens não mostram o novo primeiro-ministro britânico a dançar em Ibiza, mas sim um outro homem fisicamente parecido.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network