O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo mostra recente ataque de “drone kamikaze” contra aeroporto de Haifa em Israel?

Internacional
O que está em causa?
De acordo com várias publicações do vídeo em causa nas redes sociais, o ataque terá sido lançado por um "grupo xiita apoiado pelo Irão" e atingiu uma central elétrica do aeroporto de Haifa, Israel, no contexto da guerra israelo-palestiniana.

“O grupo xiita apoiado pelo Irão, ‘Resistência Islâmica no Iraque’, disparou contra a usina de energia do Aeroporto Internacional de Haifa, com um drone kamikaze, o que resultou na explosão do tanque israelita“, realça-se numa das publicações do vídeo em causa, partilhado viralmente nas redes sociais ao longo das últimas semanas, com descrições em vários idiomas.

Nas imagens parece ver-se um grupo de pessoas a assistir a uma enorme explosão, mas não é possível identificar qualquer elemento visual relacionado com o aeroporto de Haifa, ou Israel, nem que a explosão tenha sido causada por um drone… Além de não ser perceptível um qualquer “tanque israelita”.

Antes de verificar a autenticidade do vídeo, importa referir que no dia 5 de março, de facto, o movimento “Resistência Islâmica no Iraque” anunciou que tinha perpretrado um ataque com drones que atingiu a central elétrica do Aeroporto Internacional de Haifa, em Israel, precisamente.

Em retaliação contra a ofensiva israelita em curso na Faixa de Gaza e solidariedade para com o povo palestiniano, segundo justificou através de um comunicado.

No entanto, o vídeo que está a ser difundido nas redes sociais não tem qualquer relação com esse ataque em Haifa.

Ao analisar as imagens verificamos que têm origem num vídeo difundido na mesma altura pela ABC News, estação de televisão norte-americana, e replicado em vários outros meios de comunicação social dos EUA.

Na realidade, as imagens retratam um incêndio que deflagrou nas instalações de uma empresa de distribuição de cigarros eletrónicos (e produtos derivados) localizada em Clinton Township, no Michigan, EUA. A enorme explosão que se vê nas imagens foi causada por gás butano e outros materiais inflamáveis que se encontravam nas instalações.

O incidente provocou mesmo a morte de um rapaz de 19 anos, além de vários feridos.

Em conclusão, o vídeo está a ser partilhado como se retratasse um ataque com drones ao aeroporto de Haifa em Israel, mas na verdade mostra um incêndio ocorrido nos EUA.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque