O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo mostra queda de granizo no Arkansas em junho de 2024?

Geração V
O que está em causa?
No Facebook está a ser difundido um vídeo que mostra alguns carros estacionados a serem atingidos por uma intensa chuva de granizo, alegadamente no Estado do Arkansas, EUA. Confirma-se?

Estranho granizo foi relatado no Arkansas – o mundo não é mais como antes”, lê-se na descrição de uma publicação feita em junho de 2024 em que se partilha o vídeo em causa.

Nas imagens difundidas observam-se grandes pedaços escuros, indicados pelo autor do post como granizo, a cair sobre alguns carros estacionados. Sobre o vídeo é colocada uma mensagem escrita em francês cuja tradução livre aponta para a seguinte pergunta: “O que é que está a cair do céu?”

Acresce a indicação de que terá ocorrido no estado norte-americano do Arkansas que é acompanhada por um emoji com a bandeira dos Estados Unidos.

Mas será mesmo verdade que o Arkansas foi alvo de uma tempestade de granizo como mostra o vídeo?

Não. Para contextualizar, esta alegação surgiu na sequência das fortes tempestades de granizo que atingiram o Arkansas, nos Estados Unidos da América (EUA), no final de maio e junho de 2024. No entanto, o vídeo em questão não foi registado no estado norte-americano em junho deste ano, como alega a publicação do Facebook. Na verdade, foi registado em maio de 2019 na cidade de Zalau, na Roménia.

Uma busca pelas imagens do vídeo leva a uma notícia publicada no dia 28 de maio de 2019 no site romeno “PRO TV SRL“, que refere que a região ficou em alerta vermelho devido à intensidade da tempestade de granizo, além de ter causado feridos e vários danos materiais.

Ao analisar o vídeo partilhado no artigo, verifica-se que o autor da gravação é Răzvan Botăreanu e foi deste que foram retiradas as imagens partilhadas no Facebook. Numa reportagem de 8 de agosto de 2023 no mesmo site, Botăreanu é descrito como um “caçador de tempestades” porque observa e compartilha vídeos e imagens de fenómenos como este nas redes sociais.

Deste modo, conclui-se que a informação difundida no Facebook é falsa. Ainda que tenham ocorrido tempestades de granizo no Arkansas em maio e junho, não é isso que este vídeo em concreto retrata. É um vídeo captado em maio de 2019 na cidade romena de Zalau.

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Marta Ferreira.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque