- O que está em causa?No Facebook é partilhado um vídeo com um minuto que exibe uma sequência de imagens de Putin num velório. Afirma-se que o presidente russo "veio de outro planeta" porque "decidiu ir a pé para o Kremlin" sem ser acompanhado por seguranças. O "post" circula de forma viral em várias redes sociais, mas terá fundamento o que se alega? O Polígrafo verifica.

“Putin veio de outro planeta. Saiu do velório de Prigozhin. Sem segurança decidiu ir a pé para o Kremlin”, destaca-se numa publicação feita no Facebook no dia 27 de agosto.
O vídeo que a acompanha, com 59 segundos, tem como origem a rede social TikTok e mostra o presidente russo Vladimir Putin num velório a colocar um ramo de rosas sobre um caixão. Segue-se uma sequência de várias imagens de Putin em diferentes momentos da cerimónia até que, aos 35 segundos, se mostra o presidente russo a acenar em frente ao carro oficial e depois a sua aparente figura a caminhar sozinho.

Será que o post tem razão quando afirma que se trata do velório do líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin?
O vídeo original foi publicado numa conta anónima no TikTok no dia 25 de agosto, dois dias depois de a Agência Federal dos Transportes Aéreos Russos, citada pela TASS, ter assumido que o líder do grupo Wagner ia a bordo da aeronave privada que se tinha despenhado.
A morte de Prigozhin - que aconteceu após ter desafiado a autoridade do presidente Vladimir Putin - foi confirmada por oficiais russos no dia 27 de agosto após análise genética aos corpos recuperados dos destroços da queda do avião. Só no dia 29 de agosto foi enterrado num cemitério nos arredores de São Petersburgo.
A data de publicação do vídeo, 25 de agosto, lança assim, desde logo, dúvidas sobre a veracidade do que se alega no Facebook tendo em conta a cronologia.
Mais, segundo noticiou a Associated Press (AP), o funeral de Prigozhin decorreu à porta fechada numa cerimónia discreta, ou seja, sem contar com a presença de Putin.
Relativamente ao vídeo, na conta de Tik Tok onde foi originalmente partilhado é possível identificar vários comentários que rejeitam que as imagens estejam relacionadas com Prigozhin. Num deles indica-se que Putin marcava presença na "despedida do seu treinador no dia 9 de agosto de 2013".
Através de pesquisa com recurso ao "Google" pelas palavras-chave "treinador", "Putin" e "funeral" em português e inglês, verifica-se que aquelas imagens foram recolhidas no dia 9 de agosto de 2013 durante o funeral do seu treinador de judo e mentor, Anatoly Rakhlin, em São Petersburgo.
Numa notícia da Sky News publicada no dia do funeral descreve-se que Putin "foi filmado numa rara e aparentemente espontânea demonstração de emoção após comparecer ao funeral do seu mentor de infância e treinador de judo".
Putin decidiu abandonar a cerimónia sozinho, tendo transmitido a decisão à sua equipa de segurança. As imagens que mostram o presidente russo a caminhar sozinho são referentes a esse momento em que abandona a cerimónia fúnebre numa rua vazia em direção ao rio Neva.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo:
