O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo mostra “parada do orgulho da família” realizada na Sérvia?

Sociedade
O que está em causa?
Partilhado viralmente em redes sociais como o Facebook e Instagram, sobretudo com mensagens de antítese em relação às "Marchas do Orgulho LGBTI+", diz-se que o vídeo retrata uma "parada do orgulho da família" que terá sido promovida na Sérvia. Nas imagens surgem dezenas de casais e crianças a desfilar nas ruas de uma cidade, em ambiente de festa.

“Sensacional. A Sérvia promoveu a parada do orgulho da família. O mundo precisa difundir isso”, destaca-se numa das publicações do vídeo em causa no Facebook. “No Ocidente, o poder político, as prostitutas do poder político e do poder financeiro, os jornalistas, promovem paradas de paneleiros, de panascas e fufas“, contrapõe-se no mesmo texto de descrição.

Nas imagens surgem dezenas de casais e crianças a desfilar nas ruas de uma cidade, em ambiente de festa. Mas será que retratam mesmo uma suposta “parada do orgulho da família” realizada na Sérvia?

De facto, as imagens são reais, mas não são recentes e não retratam uma suposta “parada do orgulho da família”.

Através de ferramentas de análise identificamos a origem das imagens num vídeo publicado em agosto de 2022 no YouTube, por uma estação de televisão regional sérvia.

Foi captado durante o Festival Internacional de Folclore Infantil (“Licidersko Srce”) que se realiza todos os anos em Užice, vila situada na região ocidental da Sérvia.

Na reportagem, aliás, ouve-se Jelena Raković Radivojević, autarca de Užice, a caracterizar o evento como uma “manifestação maravilhosa que une jovens“, salientando que “através de músicas e danças que apagam todas as fronteiras e preconceitos, eles criam novas amizades”.

Em suma, não é uma “parada do orgulho da família”, não tem qualquer conotação política nem mensagem anti-LGBT.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque