"Os pais deste menino de 11 anos enviaram-no sozinho da Ucrânia para a Eslováquia por causa da guerra. Ele tinha um número de telefone dos seus familiares escrito a caneta na sua mão e chegou em segurança. As forças de segurança e os voluntários vieram em seu socorro", destaca-se, em língua inglesa, numa publicação no Facebook, datada de 7 de março.

O vídeo divulgado no post, com duração de 21 segundos, mostra uma televisão a emitir uma notícia da CNN. No rodapé lê-se: "Refugiados ucranianos a atravessar a fronteira para chegar à Polónia". Nas imagens da peça televisiva, vê-se uma criança a caminhar e a chorar, sem pessoas junto de si. Os poucos segundos da gravação transmitem a ideia que o menino está sozinho.

Será mesmo assim?

A história de um rapaz ucraniano de 11 anos correu o mundo há algumas semanas, quando o conflito na Ucrânia provocado pela invasão russa estava ainda no início. De entre os mais de dois milhões de crianças que se tornaram refugiadas da guerra, que tiveram de fugir do país em busca de segurança noutros países, a viagem de um menino que atravessou a fronteira para chegar à Eslováquia ganhou visibilidade internacional. Isto porque realizou o percurso completamente sozinho.

O Ministério do Interior da Eslováquia partilhou a história no Facebook, no dia 5 de março, e descreveu o menino como o "herói da noite", referindo que trazia consigo apenas uma mochila, um saco de plástico e um passaporte quando chegou ao país onde se iria reunir com os irmãos e outros familiares.

"Ele veio sozinho, porque os pais tiveram de ficar na Ucrânia. Os voluntários cuidaram dele, deram-lhe comida e água. Conquistou toda a gente com o seu sorriso", lê-se na publicação, onde se explica que graças ao número de telefone que trazia escrito na mão, o rapaz conseguiu entrar em contacto com os seus familiares que o foram buscar mais tarde.

No entanto, a criança que figura no vídeo em análise não é a mesma que chegou à Eslováquia. Tal como verificado pelo "Check Your Fact", a Guarda Fronteiriça da Polónia, na sua conta oficial no Twitter, esclareceu que o menino que aparece no vídeo, que se tornou viral nas redes sociais, estava a atravessar a fronteira entre a Ucrânia e a Polónia com a sua família. No curto excerto da peça televisiva da CNN que está a ser partilhado os parentes não aparecem nas imagens, mas alguns segundos depois surgem metros à frente.

"Gostaríamos de informar que, ao contrário das informações infelizmente divulgados nos media, Valerij, de 4 anos, não atravessou a fronteira sozinho, estava com a sua família. (...) Tanto ele como a sua família estão seguros na Polónia", esclarece a força de segurança polaca.

Em suma, a história de um rapaz de 11 anos que realizou sozinho a viagem da Ucrânia até à Eslováquia é verdadeira e foi amplamente noticiada. No entanto, este vídeo não mostra este menino, mas sim outro muito mais novo, que estava a atravessar a fronteira da Polónia com os pais.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network