Nas redes sociais, começou a circular um vídeo que expõe alegadas imagens do antes e depois do conflito Israel-Hamas na Faixa de Gaza. Enquanto de um lado há prédios, jardins e pessoas a desfrutar na praia, do outro resta apenas destruição causada pelos bombardeamentos, marcada pelos edifícios em ruínas e uma atmosfera cinzenta.
Ambos os lados geraram dúvidas em relação à sua autenticidade devido aos sinais de recurso à inteligência artificial. E com razão.
O “Newtral” verificou as imagens de satélite dos últimos anos da estrada costeira de Rashid, local onde teriam sido captadas as imagens, e não encontrou nenhum porto ou formações como aquelas que surgem no vídeo. Além disso, o litoral do enclave palestiniano distingue-se pelo facto de ser muito retilíneo, sem a presença de golfos como os que se vêem nas imagens da direita.
Também não foram encontradas imagens idênticas de ataques como o que é demonstrado no lado esquerdo do vídeo – que representaria Gaza “depois do início da guerra”. Tal como no vídeo anterior, aqui volta a ser apresentada uma linha de costa com uma curvatura mais acentuada do que a real.
Através das imagens, o jornal de fact-checking espanhol localizou o vídeo publicado no Facebook do Al-Arabiya, canal de televisão dos Emirados, com a seguinte descrição: “Vídeo da IA mostra a extensão da destruição em Gaza pelos bombardeamentos israelitas”.
O registo mais antigo encontrado online deste vídeo foi publicado no dia 4 de junho por uma conta de Tiktok em que todas as publicações revelam ter sido geradas por IA.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: