"Traficantes comemoram a vitória de Lula [da Silva]", descreve-se numa das múltiplas publicações do vídeo que está a ser partilhado viralmente nas redes sociais - do Twitter ao Facebook, do Instagram ao TikTok - desde que foram anunciados os resultados da segunda volta da eleição presidencial do Brasil, em que Lula da Silva derrotou Jair Bolsonaro por apenas 1,8% (pouco mais de 2 milhões de votos) de diferença.

O clip de vídeo chegou mesmo a ser difundido por um deputado federal brasileiro, Carlos Jordy, aliado de Bolsonaro, com a seguinte mensagem associada: "Comemoração do 13. O mundo do crime está em festa. Sabe quando vou aceitar esse vagabundo governando o Brasil? Nunca!"

Através da ferramenta de pesquisa "InVID", porém, identificamos as mesmas imagens num vídeo publicado na manhã de 30 de outubro (quando ainda decorria a votação e não eram conhecidos os resultados) no YouTube, com a seguinte descrição: "Complexo do Corte 8 (...) após o título do Flamengo, baile rolou até de manhã!"

No dia anterior, o Clube de Regatas do Flamengo (do Rio de Janeiro) tinha vencido a final da Copa Libertadores, a principal competição internacional de clubes de futebol profissional masculino da América do Sul. O vídeo regista festejos pela vitória do Flamengo, não pela vitória de Lula da Silva que, aliás, só aconteceu no dia seguinte.

  • Lula da Silva obteve mais de 213 mil votos em cidade que tem apenas 157 mil habitantes?

    Mais uma denúncia de fraude eleitoral partilhada viralmente nas redes sociais, ainda no rescaldo da primeira volta da eleição presidencial no Brasil. Desta vez está em causa a cidade de Barreiras, no Estado de Bahia, que tem uma população de 156.975 habitantes (dados de 2020), mas onde o candidato Lula da Silva terá acumulado 213.243 votos, a grande distância de Jair Bolsonaro que não foi além de 78.519 votos. Ou seja, mais votantes do que habitantes, como assim?

"Ao longo do vídeo, de facto, é possível ouvir pessoas gritando 'é gol!' e vestindo camisas do clube. O YouTube informa apenas que a gravação foi publicada em 30 de outubro de 2022, mas consultas a plataformas de metadados de vídeos indicam também a hora: às 14:28:18 do horário de Brasília, portanto antes de os resultados eleitorais terem sido divulgados. A apuração das urnas começou horas mais tarde, às 17:00", informa a AFP Checamos que analisou o mesmo vídeo.

De resto, "uma nova busca pelo mesmo título no YouTube levou a outro vídeo, publicado ainda mais cedo, às 09:17:56 do dia 30, pouco após a votação ter começado ao redor do país. (...) A plataforma 'Onde Tem Tiroteio do Rio de Janeiro', que divulga ocorrências da cidade, alertou, na noite da vitória do Flamengo, sobre tiros na comunidade do Corte 8, em Duque de Caxias, mesmo local citado nas publicações anteriores ao resultado das eleições".

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network