O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo mostra Miguel Arruda a dançar em tronco nu enquanto esteve de “baixa psicológica”?

Política
O que está em causa?
Nas vésperas do regresso do deputado, agora independente, à Assembleia da República, um vídeo de um homem em tronco nu a dançar numa cozinha tornou-se viral nas redes sociais. Será Miguel Arruda a divertir-se durante a "baixa psicológica"?

São 45 segundos de puro divertimento entre um homem e uma câmara. O indivíduo, que veste apenas umas calças de pijama “Lacoste”, protagoniza uma espécie de dança naquilo que parece ser uma cozinha. As redes sociais dizem que se trata de Miguel Arruda, ex-deputado do Chega acusado de roubar malas no aeroporto e que voltou hoje, como não-inscrito, à Assembleia da República.

“Miguel Arruda de baixa psicológica“, descreve o autor de uma partilha feita no TikTok. No Reddit, os comentários são parecidos: “Até está a usar roupa gamada de uma mala de uma senhora”; “É para isto que eu pago Internet”; “Se as calças não estivessem a tapar o umbigo até dizia que era ele…mas assim…deve ser o AI.”

Apesar de partilharem algumas feições, sobretudo no rosto, a verdade é que o homem que surge no vídeo não é Miguel Arruda. Com mais de três milhões de “gostos” no TikTok, “KittyLee“, como se identifica nas redes sociais, é autor não de um mas de vários vídeos do género, como este, alguns deles com mais de 6 milhões de visualizações.

O vídeo que agora é associado a Miguel Arruda tem pelo menos três meses (foi publicado a 11 de novembro do ano passado).

https://www.tiktok.com/@kittylee486/video/7436085288302054686

Em suma, é obviamente falso que este se trata de um vídeo de Miguel Arruda, ex-deputado do Chega, a dançar em tronco nu enquanto esteve de “baixa psicológica”. Até porque o agora deputado não-inscrito só anunciou o afastamento temporário das funções de deputado a 24 de janeiro, muito depois de este vídeo ser partilhado nas redes sociais.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque