O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo mostra lixo causado por imigrantes numa praça de Frankfurt?

Geração V
O que está em causa?
Na rede social X circula um vídeo que mostra lixo espalhado numa praça de Frankfurt, na Alemanha, responsabilizando os imigrantes pela ação. Estará a imigração em massa na origem do problema?

Mais de três milhões de refugiados e requerentes de asilo vivem na Alemanha. Em 2023, o sistema de acolhimento entrou em crise, depois de os pedidos de asilo terem aumentado mais de 50%, segundo relatou em fevereiro a Euronews. Perante as circunstâncias, Olaf Scholz, o chanceler alemão, fortaleceu a política de imigração do país e recentemente prometeu até melhorar o processamento de migração irregular.

É neste contexto que surgem várias publicações nas redes sociais que associam atos de vandalismo aos imigrantes. Por exemplo, um tweet de 24 de junho sugere que o lixo deixado numa das praças da cidade velha de Frankfurt, junto ao complexo de edifícios de Römer, é responsabilidade da imigração em massa. “Não tenho a certeza de quanto tempo Frankfurt sobreviverá às consequências da imigração em massa“, lê-se na publicação.

Ao tweet soma-se um vídeo da praça em questão cheia de lixo espalhado pelo chão.

Mas serão os imigrantes os responsáveis pelo lixo deixado na praça alemã?

Não. As imagens não estão relacionadas com a imigração na Alemanha, dizem antes respeito ao campeonato europeu de futebol que está a acontecer no país. De acordo com o jornal The Guardian, quatro dias antes da publicação, milhares de adeptos encheram Frankfurt para assistir ao jogo entre a Inglaterra e a Dinamarca, realizado no dia 20 de junho. O jornal britânico relata que a praça visível no vídeo foi o local escolhido pelos adeptos ingleses para fazerem a festa antes de irem para a Arena de Frankfurt.

No dia seguinte ao jogo, a 21 de junho, o site de notícias alemão Hessenschau fez um balanço da festa junto ao complexo de edifícios de Römer através de uma galeria de imagens onde se vê os adeptos ingleses a saltarem para a Fonte da Justiça, no centro da praça, bem como o lixo deixado para trás.

No Instagram, no mesmo dia, é publicado o mesmo vídeo que agora anda a circular com o contexto errado. Na descrição apenas o nome da cidade alemã, mas nos comentários indica-se que que o lixo deixado naquela praça é da responsabilidade dos “fãs do futebol”. Noutras redes sociais, como o Tik Tok ou X, surgem mais imagens do estado em que a praça alemã ficou após o jogo de futebol.

Além disso, o vídeo circula também no Youtube com a seguinte legenda: “EURO 2024: Como fica o ambiente depois do jogo de futebol.”

Não restam assim dúvidas de que a alegação é falsa. Não existe nenhuma relação entre a imigração e o lixo deixado em Frankfurt uma vez que este foi causado pelos adeptos ingleses.

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Marta Ferreira.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque