O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo mostra muçulmanos a comemorar derrota da direita nas eleições francesas?

Geração V
O que está em causa?
"Morte à França, morte aos judeus, morte à polícia", terão gritado os manifestantes, de acordo com as descrições de um vídeo que está a ser partilhado no X/Twitter e outras redes sociais. As imagens retratam um grupo de muçulmanos a festejar os resultados das últimas eleições legislativas em França?

França foi a eleições legislativas em julho deste ano e os resultados deram a vitória à coligação de esquerda Nova Frente Popular, sem maioria absoluta, uma vez que necessitaria de 289 lugares na Assembleia Nacional para alcançar tal feito. A referida aliança apenas conseguiu 182 eleitos, ao passo que a coligação Ensemble (Juntos, em português) do presidente Emmanuel Macron garantiu o segundo lugar, com 168 assentos parlamentares. 

A grande derrota da noite pertenceu ao Rassemblement National, partido de extrema-direita que, depois de ter vencido a primeira volta eleitoral, acabou por ficar em terceiro lugar, conquistando apenas 143 lugares na Assembleia Nacional.

Isto numa altura em que França tem cerca de 68 milhões de franceses, dos quais 5,4 milhões são muçulmanos, representando 8% da população. Perante este cenário, surgiu nas redes sociais uma publicação onde, aparentemente, indivíduos muçulmanos franceses comemoram a derrota dos partidos da direita nas legislativas. “Os muçulmanos em França celebram a derrota da direita francesa marchando nas ruas e gritando: Morte à França, Morte aos Judeus, Morte à Polícia”, lê-se na publicação.

Mas será que esta alegação corresponde à realidade? 

Não. As imagens não estão relacionadas com as eleições legislativas em França, dizendo, na verdade, respeito a uma manifestação de solidariedade com o povo palestiniano. Através de uma pesquisa pelas imagens, percebe-se que estas foram partilhadas pela primeira vez a 11 de outubro de 2023, no X, quatro dias depois do início da ofensiva militar em Gaza – sendo possível, inclusive, identificar várias bandeiras da Palestina nas mesmas.

Essa publicação no X mostra o mesmo vídeo que agora viralizou nas redes sociais, mas acompanhado da seguinte descrição: “Em Marselha, várias centenas de simpatizantes da causa palestiniana participam numa manifestação selvagem e não declarada. Temos medo de reviver os tumultos de julho.”

Além disso, não existem evidências que sustentem a tese de que os manifestantes estivessem a gritar “Morte à França, Morte aos Judeus, Morte à Polícia”. Uma análise atenta ao vídeo permite apenas concluir que os envolvidos no protesto estariam a dizer, em francês, algo semelhante a: “Viva a Palestina.”

Conclui-se, assim, que o enquadramento referido na publicação é falso. O vídeo em causa foi captado durante uma manifestação pró-Palestina, ocorrida em outubro de 2023 – e não na sequência da divulgação dos resultados das eleições legislativas francesas de julho.

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Ema Gil Pires.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque