"Imigrantes ilegais que decidiram ser deportados da Alemanha encontraram uma forma de permanecer", descreve-se numa das múltiplas partilhas do clip de vídeo em causa, neste caso no X (antigo Twitter), a 27 de julho de 2023.

As imagens retratam o instante em que vários indivíduos saltam pela janela de um autocarro em movimento, atravessando depois a estrada em passo de corrida, aparentemente em fuga, por entre diversos automóveis que travam e buzinam.

O vídeo é real e a descrição do mesmo corresponde à realidade?

Através de ferramentas de análise das imagens verificamos que a primeira vez que este vídeo tem origem numa publicação de 30 de junho de 2023 no Facebook, com a seguinte descrição em língua árabe (tradução livre):

"Africanos subsaarianos escapam de autocarro durante deportação. O vídeo é da Argélia."

Ou seja, não tem qualquer relação com a Alemanha.

No mesmo sentido aponta a "Lead Stories", plataforma norte-americana de fact-checking, que conseguiu identificar a matrícula de um dos automóveis que aparecem nas imagens como sendo uma matrícula de registo argelino.

Noutras publicações anteriores do mesmo vídeo (aqui, por exemplo) também se aponta para a Argélia, referindo-se a "um grupo de imigrantes ilegais do Sahel e Sahara" que "escaparam à deportação" para o seus países.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.