“Míssil iraniano explode prédio em Tel Aviv, Israel”, destaca-se na legenda de uma publicação do vídeo que se tornou viral nas redes sociais, ao longo das últimas semanas, do Facebook ao X/Twitter e Telegram.
Nas imagens parece ver-se uma enorme explosão num prédio residencial, no centro urbano de uma cidade não reconhecível, que terá sido atingido por um míssil balístico. Sobre essas imagens, porém, aparecem legendas em hebraico que contam uma história diferente: “Ataques de drones a Israel, Eilat, pela milícia houthi.”
As imagens são reais? E qual das versões da história é verdadeira?
Muito simplesmente, as imagens são reais, mas nenhuma das descrições corresponde à verdade.
Através de ferramentas de análise das imagens verificamos que têm origem num vídeo difundido em 2023 por órgãos de comunicação social como a NBC ou a CNN, entre vários outros.
O vídeo foi captado em Julho de 2023, na cidade de Moscovo, capital da Rússia. Não tem qualquer relação com Israel ou o presente conflito com a Palestina que extravasou novamente para países vizinhos como o Líbano, Iémen e Irão.
A explosão que se vê nas imagens resultou de um ataque com drones que as autoridades russas indicaram ser de origem ucraniana, no contexto da guerra entre os dois países.
___________________________
Avaliação do Polígrafo: