- O que está em causa?Publicações nas redes sociais alegam que o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, terá adormecido durante um evento com sobreviventes dos incêndios florestais no Hawaii. Será possível?

Foi no "X" (antigo "Twitter") que começou a circular a suspeita de que Joe Biden teria caído no sono durante um evento com os sobreviventes dos incêndios em Maui, no Hawaii. A análise à expressão facial do Presidente dos EUA é comum nestas ocasiões e qualquer falha detetada é suficiente para classificar como pouco ética a posição de Biden.
"Joe Biden parece estar a dormir enquanto ouve os sobreviventes a falar sobre as suas casas queimadas", escreveu um utilizador do "X", no dia 22 de agosto. O vídeo em que Joe Biden aparece cabisbaixo tem cerca de 32 segundos, mas não prova que o Presidente adormeceu.

É inegável que, à primeira vista, parece mesmo que Biden se deixou dormir por uns segundos. Apesar disso, e como as aparências enganam, o que é certo é que o Presidente se manteve bastante acordado. Um vídeo do evento publicado pela KITV permite perceber que Biden apenas inclinou a cabeça, mas continuou a pestanejar. Aliás, enquanto a palestra decorria o Presidente dos Estados Unidos acenava com a cabeça, gesto que só era possível se Biden estivesse, de facto, acordado.
Pode parecer insólito, mas a perseguição às falsas sestas de Joe Biden não é de agora. Em outubro de 2021, o Polígrafo desmentia que Biden tivesse adormecido durante um encontro com o Primeiro-Ministro de Israel, Naftali Bennett. Mais uma vez, e enquanto Bennett falava, o Presidente dos EUA baixou a cabeça durante cerca de 30 segundos e ouviu atentamente. Contudo, tal como agora, não adormeceu, uma vez que acabou por responder de seguida.
Donald Trump chegou a atribuir a alcunha de "Sleepy Joe Biden" ao atual presidente dos EUA, numa alusão a vários vídeos enganadores ou manipulados que circularam na Internet durante a campanha eleitoral dos Estados Unidos.
______________________________
Avaliação do Polígrafo:
