“As pessoas agarram-se desesperadamente aos tejadilhos dos seus carros no momento em que as cheias os arrastam”, lê-se numa publicação partilhada recentemente no X, que pretende apresentar as consequências da DANA (Depresión Aislada en Niveles Altos, em português Depressão Isolada em Níveis Altos) sobre a comunidade de Valência.
A acompanhar a afirmação, surgem imagens, alegadamente captadas este mês de outubro na referida região espanhola, onde se exibem ruas completamente inundadas e dezenas de carros a serem impedidos de prosseguir o seu trajeto devido à força da corrente que se fazia sentir no local.
Porém, as imagens encontram-se a circular “online” desde, pelo mesmo, o Verão de 2023 – pelo que não existe fundamento para dizer que o vídeo represente fidedignamente o impacto da DANA sobre território espanhol.
De facto, tal como constatou primeiramente a agência Reuters, as imagens foram captadas no “Barranco de la Muerte”, um curso de água situado a sul da cidade espanhola de Saragoça que, em julho de 2023, viveu uma situação de cheias potenciada pela ocorrência de chuvas torrenciais.
Note-se que o vídeo que viralizou agora nas redes sociais tinha já sido partilhado por diferentes meios de comunicação social espanhóis – como o “Público” e o “El Periódico de Aragón” – à data dessa ocorrência, que causou danos em centenas de veículos.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: