O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo mostra “aplausos de pé no Parlamento Europeu” pelo “lançamento de mísseis norte-americanos contra a Rússia”?

Internacional
O que está em causa?
"Se a Terceira Guerra Mundial rebentar, esta escumalha e suas famílias deveriam ser os primeiros enviados para a frente de combate", comenta-se numa das publicações em causa.

“Aplausos e aplausos de pé do Parlamento Europeu pela aprovação do lançamento de mísseis norte-americanos da Ucrânia para a Rússia”, destaca-se numa das múltiplas publicações que exibe o vídeo em causa, aparentemente gravado no Parlamento Europeu, que mostra uma ovação de pé (salva de palmas ruidosa) por parte dos eurodeputados.

Noutras versões (em várias línguas) simplifica-se mesmo para um suposto aplauso direto ao “lançamento de mísseis norte-americanos contra a Rússia”, o que suscita ainda mais dúvidas e pedidos de verificação de factos.

Também há publicações do vídeo em que se comenta que “se a Terceira Guerra Mundial rebentar, esta escumalha e suas famílias deveriam ser os primeiros enviados para a frente de combate“.

Através de ferramentas de análise das imagens, porém, verificamos que foram captadas logo após o discurso proferido por Volodymyr Zelensky no Parlamento Europeu, a 19 de novembro, numa sessão especial que assinalou os primeiros 1.000 dias após a invasão da Ucrânia por forças militares da Rússia.

O discurso do Presidente da Ucrânia não foi presencial, mas transmitido por vídeo desde Kiev. Em nenhum momento fez referência ao lançamento de mísseis norte-americanos contra a Rússia, pelo que os aplausos que se seguiram – por parte da generalidade dos eurodeputados presentes na sessão – não tinham qualquer relação com os mísseis.

Pode conferir aqui na gravação integral do discurso de Zelensky (ou na transcrição do mesmo).

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Artigo de Opinião | A ideia de que a Rússia está a criar uma rede de fact-checking para combater a desinformação parece um enredo orwelliano. Não é piada, embora pudesse ...
Artigo de Opinião | "Não me cabe julgar as intenções de Musk. Mas permitam-me, no mínimo, observar que as mentiras e teorias da conspiração estão a prosperar, provocando um caos ...

Em destaque