O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo mostra um tiroteio que aconteceu há poucos dias nas ruas de Lisboa?

Sociedade
O que está em causa?
Um "gang de brasileiros e africanos" andou aos tiros no último fim de semana nas ruas de Lisboa? O vídeo está a circular no X, mas tudo o que é dito sobre o momento é falso.

Lisboa. Gang de brasileiros e africanos andam aos tiros fazendo moradores e pedestres fugirem de local a correr. Portugal no seu melhor”, indica um tweet publicado este domingo, dia 1 de setembro, onde é partilhado, para prova, um vídeo de poucos segundos.

Nas imagens que acompanham a alegação vêem-se algumas dezenas de pessoas a correr pela rua, alegadamente em Lisboa, ouve-se o som de gritos e tiros e, no fim, um indivíduo a filmar-se colocando a mão na boca e na cabeça. “Aconteceu mesmo agora“, informa ainda o “tweet”, que ironiza: “Depois o André Ventura é que é maluco.”

Segundo a publicação, este episódio terá ocorrido na noite de domingo e o autor adverte, nos comentários, que “a parte final é uma ironia”, mas que o evento acontecera “há 2 horas”. Questionado sobre se estava confirmado que foi em Portugal, o autor do tweet garantiu: “Claramente que foi em Portugal“.

Mas não só não é verdade que o momento aconteceu no último domingo, como é também falso que tenha ocorrido em Portugal. O vídeo circula desde pelo menos dia 2 de abril de 2023. Nessa primeira publicação identificada pelo Polígrafo, no TikTok, percebe-se que a imagem está invertida e que o áudio é diferente daquele que foi agora partilhado.

Neste vídeo não se ouvem tiros, mas apenas alguns gritos e uma mulher a falar em espanhol. Na descrição lê-se que se tratou de um “ataque zombie em 2023“.

Numa outra publicação, no dia 11 de agosto de 2023, na plataforma “Bilibili” (comunidade do sudeste asiático onde “as pessoas podem criar, ver e partilhar vídeos interessantes” relacionados com anime, banda desenhada e jogos), surge o mesmo vídeo com a indicação de que se trata de um “ataque zombie na Colômbia“.

Em qualquer uma das publicações – as mais antigas identificadas pelo Polígrafo – não há qualquer referência a Portugal, a Lisboa ou a qualquer tipo de conflito entre grupos.

O Polígrafo contactou ainda a PSP para perceber se houve registo, durante os últimos dias, de uma situação de violência, tiroteio ou alteração de ordem pública nas ruas da capital. Em resposta, a PSP informou que “o vídeo é manipulado” e que “não obstante, importa referir que no decorrer do transato fim de semana, não houve registo de quaisquer ocorrências que se assemelhem à situação exposta no vídeo publicado agora na rede social X”.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque