“Vergonha alheia: momento em que Putin não permite que Maduro entre na sala de fotografias com os outros líderes. Momento embaraçoso para Maduro e sua esposa”, destaca-se numa publicação de 24 de outubro no Threads que exibe o vídeo em causa.
Noutro exemplo de publicação com o vídeo, desta vez no Facebook, também a 24 de outubro, destaca-se mesmo algo que o Presidente da Rússia terá dito naquele momento. “Putin para Maduro em momento humilhante: ‘Você não vai para a fotografia‘”, revela-se.
Nas imagens vê-se o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, aparentemente a receber o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na última Cimeira dos BRICS que se realizou na cidade russa de Kazan, entre os dias 22 e 24 de outubro de 2024.
Recorde-se que o acrónimo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Neill, para se referir a um grupo de países – Brasil, Rússia, Índia e China, cujas iniciais formavam o acrónimo original – com economias emergentes e oportunidades de investimento. Em 2009 tornou-se uma organização internacional (mais recentemente adoptando a forma de um bloco geopolítico, não apenas focado em matérias económicas) e depois da adesão da África do Sul, em 2010, passou a denominar-se como BRICS.
Entretanto já integra mais quatro países: Irão, Egipto, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
No vídeo ouve-se apenas Maduro dizer: “Por aqui e por lá” (tradução livre a partir do original em língua castelhana). Pelos gestos de Putin não se percebe se estaria a “impedir” Maduro ou a direcioná-lo para uma sala ou outra parte do recinto, até porque não é perceptível o que vai afirmando enquanto gesticula.
Segundo apurou a AFP , o vídeo em causa retrata o momento em que os Presidentes da Rússia e da Venezuela “se encontraram e se cumprimentaram. Em seguida, as delegações foram para uma sala, entrando por portas diferentes, para a reunião bilateral”.
Por outro lado, uma das jornalistas da AFP presentes na Cimeira dos BRICS, Ekaterina Anisimova, “explicou que Putin sinalizava a Maduro, com as mãos, a porta pela qual ele deveria entrar na sala de reuniões. ‘Este é um procedimento padrão nesses tipos de reuniões bilaterais. Maduro entrou pela porta da esquerda e Putin pela da direita’, afirmou”.
Anisimova garantiu também que, durante a reunião, Putin não expressou qualquer impedimento ou proibição relativamente a Maduro. “Pelo contrário, diria que as conversas foram positivas, os líderes estavam a sorrir e tiveram uma atitude positiva“, descreveu a repórter.
De resto, é verdade que Maduro não surgiu na fotografia oficial dos líderes dos BRICS, captada a 23 de outubro, mas apenas porque a Venezuela não integra formalmente aquela organização internacional.
“Porém, Maduro esteve presente na fotografia dos ‘BRICS Plus’, uma reunião realizada um dia depois, com a presença dos líderes convidados por Putin, seja porque eram considerados ‘países amigos’ ou porque seus países postulam pertencer ao grupo”, sublinha a AFP.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: