A existência de carteiristas em Lisboa não é propriamente uma surpresa ou novidade. Os meliantes que atuam nos elétricos da cidade, sobretudo os mais frequentados por turistas, até granjearam alguma “fama” ao longo de décadas. Mas não é assim tão comum serem apanhados em vídeo a roubar na rua.
Daí talvez o interesse suscitado por um clip de vídeo que está a ser partilhado viralmente nas redes sociais, do X/Twitter ao Facebook e TikTok, que supostamente mostra um assalto cometido à luz do dia, numa rua movimentada, por um grupo de três mulheres e um homem. Supostamente terá ocorrido em Lisboa, em data não especificada.
“Carteiristas em Lisboa a operar em bandos“, destaca-se numa das publicações do vídeo em causa, seguindo-se uma recomendação: “Mantenham-se atentos e segurem bem os pertences!”
Nas imagens parece ver-se o grupo a caminhar atrás de um homem com mochila, aproximando-se cada vez mais, por trás, até que uma das meliantes começa a abrir a mochila e a retirar a suposta carteira, sem que a vítima se aperceba entre o movimento de carros e pessoas na rua. Assim que o furto é consumado, o grupo afasta-se repentinamente, enquanto a vítima prossegue a sua caminhada.
Terá mesmo ocorrido em Lisboa?
O mesmo vídeo tem sido partilhado nas redes sociais desde há pelo menos dois anos, com descrições em várias línguas e apontando para diferentes cidades. Por outro lado, nas imagens identifica-se uma placa na parede com a indicação “automoviles” (automóveis, em português), levando a crer que aquela rua estará localizada numa cidade de língua castelhana.
Com base nestas pistas e recorrendo a ferramentas de análise das imagens, acabamos por chegar a publicações mais antigas (de 2023) do mesmo vídeo que apontam para a cidade de Buenos Aires, na Argentina.
E seguindo essa pista desembocamos numa notícia de um jornal local de Buenos Aires, datada de 11 de outubro de 2023, que identifica o vídeo como tendo sido captado no Microcentro da capital argentina.
“Tornou-se viral um vídeo que mostra um grupo de ‘carteiristas’ em ação enquanto assaltava pessoas que andavam pela ruas do Microcentro. São grupos organizados de homens e mulheres que selecionam as suas vítimas, rodeiam-nas e roubam-lhes os pertences sem que estas se apercebam”, reportou o jornal argentino na altura, exibindo um clip do vídeo difundido nas redes sociais.
Detalhava também que os carteiristas estavam a operar com maior frequência nas imediações das casas de câmbio, visando pessoas que acabavam de trocar moeda estrangeira. Efeito da crise inflacionista no país, sublinhava o jornalista.
________________________________
Avaliação do Polígrafo: