O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este cartaz de propaganda pelo “futuro das crianças brancas” é real e recente?

Sociedade
O que está em causa?
Numa publicação recente no Facebook está a ser difundido um cartaz que mostra um rapaz de pele clara, olhos azuis e cabelos loiros, associado à mensagem de que "a França tem de fazer algo para dar um futuro às suas crianças brancas". Verdadeiro ou falso?

“Sem dúvida… a França tem de fazer algo para dar um futuro às suas crianças brancas, ou serão substituídos por outra coisa… tal como em Portugal”, lê-se numa publicação feita no dia 25 de junho no Facebook.

A ilustrar o post uma imagem de um rapaz de pele clara, olhos azuis, cabelos loiros e sardas espalhadas pelo rosto. Sobre a fotografia o logótipo da “BFMTV” e a seguinte mensagem escrita em francês: “Este cartaz de um candidato de extrema-direita é alvo de uma denúncia”.

O cartaz é verdadeiro? E foi difundido recentemente?

Sim. Tal como está escrito sobre a imagem, trata-se de um cartaz de um candidato Pierre-Nicolas Nups do Partido de França (PDF) – um partido nacionalista de extrema-direita – às eleições legislativas no 5.º círculo eleitoral de Meurthe-et-Moselle.

A imagem é retirada de uma notícia da BFMTV, um canal de notícias francês, que noticiou que o cartaz original coloca sobre a imagem do menino de olhos azuis uma mensagem em que o partido promete “dar um futuro às crianças brancas“, tendo levado à sua denúncia.

A imagem gerou consternação na terça-feira, 25 de junho, na região francesa de Lorena, segundo informou o site TF1 Info, do canal privado francês controlado pelo Groupe TF1. Segundo o jornal, o presidente da autarquia de Neuves-Maisons, Pascal Schneider, apresentou queixa ao Ministério Público por “provocação à discriminação, ódio ou violência racista“.

No total, foram afixados quinze cartazes entre domingo e segunda-feira (23 e 24 de junho) naquela localidade, tendo sido retirados na noite seguinte, segundo o vereador.

O partido de extrema-direita francês classificou a ação como “um verdadeiro sucesso” e apontou que “o stock está esgotado”, por isso foi decidido uma “reimpressão para satisfazer todos os pedidos”.

No site do PDF acrescenta-se ainda que “um novo cartaz a apelar à remigração, intitulado ‘Deixe-os regressar a África!’, também será impresso”.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque