O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Estas imagens mostram destroços do submersível Titan, bóia salva-vidas e sapatos das vítimas?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Em várias publicações nas redes sociais revelam-se supostas imagens dos destroços do submersível Titan, além do que parece ser uma bóia salva-vidas e sapatos das vítimas. Essas imagens são reais? E correspondem à referida descrição?

Fotos dos destroços que seriam de submarino desaparecido em viagem ao Titanic viralizam”, destaca-se numa das publicações (neste caso no Facebook, datada de 22 de junho) que revelam supostas imagens dos destroços do submersível Titan, além do que parece ser uma bóia salva-vidas e sapatos das vítimas.

Noutras versões, as imagens incluem legendas indicando (em língua portuguesa), respetivamente, “bóia de salva-vidas” e “sapatos de uma das vítimas“. Também detectamos algumas traduções para inglês e castelhano, entre várias redes sociais como o Facebook, Twitter ou Instagram.

Confirma-se que essas imagens são reais? E correspondem à descrição das mesmas?

Através de ferramentas de análise como o “TinEye” e o “InVID” identificámos a verdadeira origem das imagens.

No que respeita aos sapatos, a fotografia foi captada em 2004 (está disponível aqui, entre outros bancos de imagens) por cientistas da Universidade de Rhode Island e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. De acordo com a descrição oficial, “mostra os sapatos de uma das possíveis vítimas do desastre do Titanic“.

Ou seja, não tem qualquer relação com o mais recente desastre do submersível Titan, o qual implodiu (com cinco tripulantes no interior que morreram) a caminho do local dos destroços do navio Titanic que se afundou no Oceano Atlântico em 1912, após colidir com um iceberg, relativamente perto da costa de Terra Nova, Canadá.

Nas redes sociais, continua a circular muita informação sobre o submersível da empresa "OceanGate", que implodiu durante uma expedição ao naufrágio do Titanic, provocando a morte a todos os que seguiam no aparelho. No Twitter e no TikTok, defende-se a teoria de que o "Titan" era controlado com recurso a comandos de videojogo. É mesmo assim?

O mesmo se aplica à imagem da bóia salva-vidas. Na realidade foi captada em 2018 e mostra destroços de um avião que se despenhou no Mar de Java, ao largo da Indonésia, provocando a morte de todos os 189 passageiros e tripulantes.

Por fim, as duas imagens dos destroços não são reais. Foram criadas através de ferramentas de Inteligência Artificial e não correspondem ao verdadeiro submersível Titan.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque