"Fotos dos destroços que seriam de submarino desaparecido em viagem ao Titanic viralizam", destaca-se numa das publicações (neste caso no Facebook, datada de 22 de junho) que revelam supostas imagens dos destroços do submersível Titan, além do que parece ser uma bóia salva-vidas e sapatos das vítimas.

Noutras versões, as imagens incluem legendas indicando (em língua portuguesa), respetivamente, "bóia de salva-vidas" e "sapatos de uma das vítimas". Também detectamos algumas traduções para inglês e castelhano, entre várias redes sociais como o Facebook, Twitter ou Instagram.

Confirma-se que essas imagens são reais? E correspondem à descrição das mesmas?

Através de ferramentas de análise como o "TinEye" e o "InVID" identificámos a verdadeira origem das imagens.

No que respeita aos sapatos, a fotografia foi captada em 2004 (está disponível aqui, entre outros bancos de imagens) por cientistas da Universidade de Rhode Island e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. De acordo com a descrição oficial, "mostra os sapatos de uma das possíveis vítimas do desastre do Titanic".

Ou seja, não tem qualquer relação com o mais recente desastre do submersível Titan, o qual implodiu (com cinco tripulantes no interior que morreram) a caminho do local dos destroços do navio Titanic que se afundou no Oceano Atlântico em 1912, após colidir com um iceberg, relativamente perto da costa de Terra Nova, Canadá.

  • Submersível "Titan" era controlado através de um comando de videojogos?

    Nas redes sociais, continua a circular muita informação sobre o submersível da empresa "OceanGate", que implodiu durante uma expedição ao naufrágio do Titanic, provocando a morte a todos os que seguiam no aparelho. No Twitter e no TikTok, defende-se a teoria de que o "Titan" era controlado com recurso a comandos de videojogo. É mesmo assim?

O mesmo se aplica à imagem da bóia salva-vidas. Na realidade foi captada em 2018 e mostra destroços de um avião que se despenhou no Mar de Java, ao largo da Indonésia, provocando a morte de todos os 189 passageiros e tripulantes.

Por fim, as duas imagens dos destroços não são reais. Foram criadas através de ferramentas de Inteligência Artificial e não correspondem ao verdadeiro submersível Titan.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network